Ir para o conteúdo principal
Fórum

FÓRUM DE DISCUSSÃO: LEITURA 2

FÓRUM DE DISCUSSÃO: LEITURA 2

FÓRUM DE DISCUSSÃO: LEITURA 2

Número de respostas: 22

forum.jpg

Olá pessoal,

Com base na leitura 2 (A Evasão em EaD), lanço as seguintes  questões para vocês comentarem aqui. São elas:

1) Vocês acreditam que a mediação tecnológica provoca todas essas alterações no processo educacional que descrevi acima?

2) No caso de você ser um iniciante nessa modalidade educacional, quais são os seus maiores desafios e temores?

3) Sendo você um aluno já habituado a este tipo de modalidade, quais os aspectos positivos e negativos que você destacaria em sua experiência?

4) Quais os benefícios que a abertura de disciplinas eletivas universais semipresenciais proporciona a você, um aluno de graduação da UERJ?

Estamos aquecendo as nossas turbinas! Conto com os comentários e opiniões de todos vocês!

Abraços
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: LEITURA 2

por Roberta Cafiero Marinho Nassar -
1) Acredito que a tecnologia realmente abre mais possibilidades de ensino para as pessoas, porém, mesmo sendo algo que ajudaria uma boa parte da população, se a pessoa não possuir um foco e organização necessária, o uso da tecnologia acaba ficando indiferente já que acabam desistindo dos estudos. Por isso é necessário uma adaptação gradual da população e instituições de ensino nesse modelo de ensino.

2)Meu maior desafio seria botar como prioridade no meu dia, já que com a quantidade de coisas para fazer ao longo dos dias, pelo fato de não ter um horário definido, querendo ou não você acaba deixando para depois e foca naquela parte que tem horário.

3)Aspectos positivos seria a economia de tempo com a locomoção e a maior flexibilidade de horário. Aspectos negativos seria realmente a necessidade de maior responsabilidade por parte do estudante.

4) Com as disciplinas semipresenciais é possível que eu faça o estagio já que não preciso ir sempre para a UERJ e consigo um horário mais flexível
Em resposta à Roberta Cafiero Marinho Nassar

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: LEITURA 2

por Maria Luisa Alves de Melo -
1) Acredito que a mediação tecnológica provoca sim diversas alterações no processo educacional, principalmente na forma como absorvemos e aprendemos o conteúdo.

2) Desde a pandemia, acredito que o meu maior desafio foi criar autonomia para estudar. Um dos grandes empecilhos em aprender na modalidade à distância é a necessidade de autonomia, já que não temos um professor pessoalmente que possa incentivar e impor regras para assistir as suas aulas. Além disso, o estudo online muitas vezes me deixa suscetível a distrações com notificações de outras redes sociais, por exemplo.

3) Aspectos positivos: Conseguir estudar a qualquer hora e a qualquer lugar; Ter todo o conteúdo em um só lugar.
Aspectos negativos: Distrações com notificações; Procrastinação

4) Como eu moro longe da faculdade, as disciplinas semipresenciais me possibilitaram diminuir meu tempo na UERJ, o que, consequentemente, diminuiu o meu tempo de locomoção e me permitiu fugir dos temidos horários de pico. Também consegui deixar 1 dia da semana livre (dias reservados para essas eletivas), o que está sendo muito bom já que posso me dedicar às atividades e leituras tranquilamente.
Em resposta à Roberta Cafiero Marinho Nassar

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: LEITURA 2

por Larissa de Souza Miranda -
1. Sim, acredito que a mediação tecnológica possui seus pontos positivos e negativos, e que interfere na forma em que cada indivíduo irá usá-la. Se por um lado, essa mediação, possibilita uma maior flexibilidade de consumo, deixando um livre arbítrio para os indivíduos a consumirem onde e como preferirem; por outro, necessita que cada pessoa tenha seu planejamento, foco e organização, pois segue como um pulo para se perder e causar a evasão.

2. Na minha percepção, meus maiores desafios são conseguir acompanhar o conteúdo e ter facilidade de entender, pois em sala de aula, conseguimos focar no momento da aula, pretendo nossa atenção. Além de ter foco para conseguir interagir virtualmente.

3. Pontos positivos: conseguir acessar o conteúdo a qualquer momento. Pontos Negativos: vencer a procrastinação para acessar o conteúdo e interagir nos fóruns.

4. Ajuda total em conseguir conciliar estudos, trabalho e vida pessoal, podendo me organizar para conseguir entregar o melhor em cada um dos pontos.
Em resposta à Roberta Cafiero Marinho Nassar

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: LEITURA 2

por Giovana Cruz Gomes Alves -
1) Na minha opinião, a mediação tecnológica influencia o processo educacional, tanto positivamente, quanto negativamente. O uso da tecnologia, adianta bastante os processos de educação, mas também é tudo questão de adaptação, organização e comunicação entre alunos – professores.

2) Um dos meus maiores desafios, é organizar e gerenciar o meu tempo, para que, eu consiga estudar e conciliar todos as atividades. Além do mais, a dificuldade de comunicação, pelo fato de não estar cara a cara com os professores e alunos, piora um pouco para mim, pois me comunico melhor pessoalmente.
 
3) Negativos, a comunicação com os professores e gerenciamento do tempo;
Positivos, melhor adaptabilidade, pois permite que você tenha mais tempo disponível nos seus dias.

4) Para mim, foi muito positivo. Eu trabalho, estudo na UERJ e faço outra graduação online, desse modo, perco muito tempo nos traslados entre os lugares, mas com as disciplinas on-lines eu consigo puxar mais disciplinas da grade curricular. Sendo assim, muito bom para eu conseguir concluir meus créditos e pendencias acadêmicas.
Em resposta à Giovana Cruz Gomes Alves

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: LEITURA 2

por Larissa de Oliveira Carvalho Silva -
1) A mediação tecnológica, certamente, provoca mudanças no processo educacional. Por um lado, ela oferece uma maior flexibilidade de horário, ritmo de aprendizagem e, até mesmo, tempo de estudo. Isso porque ela permite que o próprio aluno administre o processo de aprendizagem da maneira que acredita ser mais proveitosa para ele e elimina, por exemplo, o tempo de deslocamento ( que pode, inclusive, se converter em maior tempo de estudo). Por outro lado, no entanto, a mediação tecnológica na educação exige do aluno uma maior disciplina e organização, pois a liberdade que ela oferece, acaba se revelando uma “via de mão dupla”, visto que se o aluno não mantiver o ritmo, ele pode, facilmente, não conseguir acompanhar os avanços da turma. Isso pode resultar, em última instância, em evasão, como foi discutido no texto 2

2) Não me considero uma iniciante, pois no período da pandemia precisei aprender a lidar com esta modalidade de ensino. Em relação aos desafios, ainda tenho dificuldades com a aprendizagem virtual, principalmente no quesito “organização” e “administração do tempo”. É difícil distribuir o pouco tempo disponível entre todas as necessidade básicas, cuidado com a casa, deslocamento (pois, paralelamente, participo de várias disciplinas presenciais) e lazer - que é um refúgio necessário de todo o caos e demandas do cotidiano.

3) Acredito que a flexibilidade e a eliminação do fator “deslocamento” sejam os principais pontos positivos da modalidade de ensino a distância. Por outro lado, quando aprendemos em um ambiente virtual, é consideravelmente mais difícil criar relações com a comunidade de estudo e se comunicar enquanto grupo durante o processo de aprendizagem. Nesse caso, o termo “aprendizado a distância” define bem essa espécie de “afastamento” que, ao meu ver, existe nesse método educacional

4) Os principais benefícios, para mim, estão na flexibilidade no ritmo de aprendizagem e horários e na eliminação do tempo de deslocamento.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: LEITURA 2

por Ana Julia Pedro Santos Ribeiro -
1. A mediação tecnológica pode provocar várias alterações significativas no processo educacional, flexibilizando o tempo e espaço para aprendizado e promovendo a educação personalizada. Mas essa mediação também pode criar desafios, como a necessidade de novas habilidades digitais e a questão da interação do professor com o aluno em um ambiente virtual. Além disso, pode intensificar o sentimento de isolamento dos estudantes.

2. A interação presencial me auxilia a compreender melhor os conteúdos e a autogestão do tempo é uma questão desafiadora.

3. Estudar no próprio ritmo, conciliar estudos com outras atividades e a diversidade de recursos para aprender. Como pontos negativos temos: a falta de interação com outros colegas, o desafio de aprender de forma autônoma e a dificuldade de manter a motivação ao longo do curso.

4. Facilita a conciliação entre estudo e outras atividades, como o estágio, além de possibilitar a interação com colegas de diferentes cursos e campi. Essa modalidade pode ainda promover o desenvolvimento de competências digitais e a familiarização com ambientes de aprendizado online, habilidades cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: LEITURA 2

por Luisa Parreira Santos de Oliveira -
1) Sim, do mesmo modo que essa mediação tecnológica abre portas para a liberdade do aluno, treinando sua autonomia e disciplina, podemos observar que não só existem os lados positivos. O ambiente virtual pode exigir mais atenção do aluno tendo em vista que a possibilidade de gerir seus próprios horários não é tão simples de lidar, além da distância em si. Então, com certeza é um modo de estudo que provoca e exige alterações no processo educacional

2) O presencial me estimula melhor a retirar dúvidas, algo que faz diferença para o meu processo de aprendizagem de um conteúdo.

3) Aspectos positivos é poder conciliar com as outras atividades do dia a dia, economizar tempo por não precisar estar presencialmente e também a liberdade de conseguir escolher o horário ideal para o estudo. Como negativos, tem a falta de interação presencial com os outros alunos e com professor também, além da dificuldade de gerir a autodisciplina que nem sempre é tão fácil.

4) Com toda certeza, a liberdade. Liberdade de poder aprender e me dedicar nos melhores horários e liberdade para conseguir estagiar, por exemplo.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: LEITURA 2

por Sarah Gomes de Souza -
1) Acredito que a mediação tecnológica pode influenciar fortemente na forma didática com que se orienta e se aprende. Por isso essa mediação provoca a necessidade de adaptação tanto do professor quanto do aluno visando aulas mais dinâmicas onde é requerida uma participação maior do aluno nas atividades propostas justamente por não serem aulas presenciais.

2) Não sou uma iniciante nessa modalidade educacional, mas tendo em vista a experiência que tive, - considerando a época do contexto de isolamento social e também um momento anterior onde eu havia feito uma disciplina na modalidade em questão, - meus maiores desafios estavam em conseguir me organizar para manter a regularidade na realização das atividades, tentando não deixar que elas se acumulassem. Mas esses desafios também estavam na questão de que em alguns momentos eu tive dificuldade relacionada ao funcionamento dos dispositivos e da internet que eu utilizava para acessar os sistemas. Meus temores eram de não conseguir ir adiante por conta dos desafios ou de alguma atividade que eu já houvesse feito passasse desapercebida.

3) Aspectos positivos: Flexibilidade; Autonomia no processo de estudar os conteúdos propostos; Gerenciamento do tempo de estudo. Aspectos negativos: Falta de mais assistência de professores em algumas disciplinas, em caso de dúvidas e dificuldades; Se houver problema no dispositivo ou na internet usados para acessar o sistema, o aproveitamento do aluno pode ser comprometido.

4) Além do conhecimento gratificante que vem de diferentes ciências pelas disciplinas universais de modo geral, o benefício que a abertura de disciplinas eletivas universais semipresenciais me proporciona seria a possibilidade de encaixar o estudo da melhor maneira dentro da minha rotina, observando também os prazos de entrega e os agendamentos das aulas presenciais. O que, na minha opinião, torna produtiva a realização das disciplinas. Outro benefício também seria a possibilidade de cursar mais outras disciplinas devido a essa flexibilidade.
Em resposta à Sarah Gomes de Souza

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: LEITURA 2

por Jssica da Silva Brito -
1) Devido a falta do contato direto/cara a cara com o professor e muitas vezes as aulas não serem "ao vivo", acredito que há sim uma alteração na forma como o conteúdo é absorvido pelo aluno. Esse tipo de modalidade demanda uma organização maior do aluno que não vai ter um horário fixo semanal marcado para parte do estudo (como é no caso da modalidade presencial) e foco para não ceder às tentações das inúmeras distrações que podem surgir. Contudo, a mediação tecnológica trás algumas possibilidades de exibição de conteúdo e flexibilidade de horários que pode ser atrativa para muitos.

2) Eu tenho um pouco de dificuldade de focar muito tempo direto no computador porém acredito que consigo me organizar para o estudo.

3) Como positivo vejo a possibilidade de acompanhar a disciplina de casa, e dependendo de como for o esquema de aulas poder assistir no meu tempo. Acho negativo não poder tirar dúvidas com o professor imediatamente como é possível na modalidade presencial, mas nada que torne inviável.

4) Entendo que modalidade semipresencial permite que eu organize meu tempo de forma mais tranquila, sem precisar ir toda semana para assistir somente uma disciplina no dia, por exemplo, como ocorre com esta. Como concluinte não tenho muitas disciplinas a cursar na UERJ.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: LEITURA 2

por Ana Julia Silveira de Souza -
1) Acredito que a mediação tecnológica realmente provoca muitas dessas mudanças no processo educacional. Ela amplia o acesso ao ensino, especialmente para quem se adapta bem ao sistema, flexibilizando o tempo e o espaço para aprendizado. Isso permite uma educação mais personalizada e ajustada à rotina de cada estudante. No entanto, também traz desafios, como a necessidade de desenvolver novas habilidades digitais e a adaptação a uma forma diferente de ensino e aprendizagem. A mediação tecnológica exige um novo equilíbrio entre autonomia e disciplina, além de uma reconfiguração das dinâmicas sociais e pedagógicas.

2) Desde 2021, com o início do ensino remoto devido à pandemia, essa modalidade educacional se tornou uma realidade. Meus maiores medos foram relacionados à sociabilidade com a turma. A falta das discussões presenciais sempre foi algo que senti muita falta. Além disso, houve o receio de não conseguir manter o foco estando em casa, com uma liberdade maior que, às vezes, pode acabar se tornando um obstáculo.

3) Da minha experiência, o maior aspecto positivo é a flexibilidade de tempo e espaço para estudar, o que me permite conciliar melhor os estudos com outras atividades. Porém, o maior ponto negativo, para mim, é a falta da troca mais genuína com outras pessoas. Sinto falta de construir relações mais profundas e reais, além do que acontece somente no momento da aula online.

4) Essa abertura me proporciona maior flexibilidade com meus horários, o que traz mais tranquilidade para concluir minha graduação. Isso é especialmente importante para as disciplinas universais obrigatórias, que preciso cursar para minha formação, mas que podem ser integradas de forma mais tranquila com o resto da minha rotina por serem semipresenciais.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: LEITURA 2

por Vera Cristina Fernandes -

Título: Uma reflexão sobre o artigo sobre Evasão do EAD e Videos

A Globalização e o uso das tecnologias e a Internet há tempos vêm impactando com seus efeitos (positivos e negativos) a sociedade nas relações de consumo de bens e serviços e busca de novas formas de comunicação eficiente e rápida. O consumo destas tecnologias é determinado pelo homem que seguindo suas pulsões, emoções e razão, tem o livre arbítrio para escolher que tipo de informação quer consumir e compartilhar. Contudo cada escolha é realizada para o bem ou para o mal.

Na Educação, com certeza uma escolha para o bem, principalmente no ensino universitário que mais rapidamente se ajustou as metodologias ativas, após o desespero do isolamento social da Pandemia COVID19. Naquelas circunstâncias, os alunos e os professores tiveram que continuar o processo de ensino aprendizagem, com encontros e desencontros, todos estressados pelo medo da finitude (bem antes do prazo). A necessidade de conectividade emergencial criou e aumentou a demanda por cursos EAD, assim como o interesse pelo acesso online a livros, teses, podcasts, vídeos, lives de eventos e publicações de qualidade.

Felizmente a Educação pós-pandemia COVID19 encontrou o melhor caminho para atender demanda e qualificar a oferta de conectividade dos processos de ensino-aprendizagem nas universidades (IES), criando e explicando os pré-requisitos básicos da metodologia EAD e do programa (ementa) do curso para que os alunos e professores entendessem quais são os seus compromissos e papéis antes de optarem pelo curso, e assim evitar evasão que costuma acontecer nos meses iniciais do curso por desinformação ou o curso não oferecer  um tutorial de apresentação detalhada do curso.

A metodologia EAD pressupõe que todos (IES, professor, aluno) atendam aos seguintes pré-requisitos: foco, organização, disciplina, corresponsabilidade, automotivação, e interação (diferente daquela tradicional do curso presencial). A entrega das tarefas/provas se constitui por um conjunto de atividades formativas e somativas, sempre que possível, de maneira direta e pontual, relacionados a temas relevantes que facilitem a compreensão e desenvolvam o pensamento crítico, ampliando e validando o conhecimento objetivo e das Ciências. O EAD permite inclusão de turmas com alta demanda, algumas turmas de até 400/500 alunos nas IES. Um desafio para a coordenação, equipe técnica e professores. A equipe docente das IES renomadas públicas e privadas (como a PUC, por exemplo) é formada por professores tutores com mestrado, e doutorado até pós doutorado. Isto por conta da flexibilidade de  horário e formato de atuação do EAD.

A minha experiência pessoal no tema consiste em cursos e eventos EAD e ONLINE externos a UERJ e da minha participação em uma disciplina Eletiva EAD no IFHT no período 2024.1. Para mim foram só vantagens: liberdade para estudar e preparar as atividades a qualquer hora da minha conveniência, cuidando para não perder os prazos. Desafiador, às vezes. Mas segui a sequência didática proposta o que me ajudou a conectar e calibrar com o que já havia aprendido, o que possibilitou a reflexão e aplicação de maneira bem mais leve. A curadoria, mentoria e empatia da professora foi uma parte importante deste processo.

Na minha percepção, o modelo híbrido do IFHT contribuiu muito, complementando conteúdo das disciplinas dos cursos presenciais com ementa reunindo o máximo de conteúdo relevante de maneira concisa, aperfeiçoando os detalhes dos aprendizados do meu repertório do curso presencial. E o melhor, unindo teoria e prática de forma leve e engajadora.

A dica que posso dar é : ler os textos propostos e gerenciar o tempo para execução das atividades.

Escolhi aproveitar a oportunidade de participar das disciplina EAD IFHT que creio foi pensada para a qualidade, capacitação e certificação.

A reflexão final sobre o sentido do ensino EAD-ONLINE dentro de um mundo globalizado e competitivo é de que este formato trouxe uma mudança de paradigma de pensamento cartesiano e linear sobre o tempo-espaço para um pensar e agir mais complexo e conectado. Isto é, um processo de ensino aprendizagem em que alunos e professores buscam valorizar e facilitar a jornada coletiva de ensino-aprendizagem com trocas de boas experiências acadêmicas e profissionais, unindo teoria e prática e maneira prática e que contribuam para a nossa jornada de autoconhecimento e busca por autorrealização, e quem sabe, Felicidade.


                                                                                           “... a verdadeira experiência é aquela na qual o homem se torna consciente de sua finitude...em oposição a ideia que há sempre tempo para tudo...”(GADAMER,2002,p.527)



Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: LEITURA 2

por Leticia Ribeiro de Sousa -
1. Acredito que a tecnologia realmente promove muitas mudanças no processo educacional, sejam elas positivas ou negativas. Ao passo que promove mais flexibilidade, também é um método que requer mais responsabilidade do aluno e o deixa mais suscetível à dúvidas.
2. Meu maior desafio é não conseguir conciliar com o estudo presencial. Ao contrário do pensamento geral, costumo ser melhor estudando sozinha do que por métodos convencionais, então o problema é mais a questão de encaixe no meu dia a dia.
3. Aspectos positivos: maior flexibilidade, menor gasto com locomoção - e, consequentemente, menos desgaste físico e mental. Aspectos negativos: a maior necessidade de responsabilidade, principalmente nos dias mais puxados.
4. As eletivas semipresenciais permitem que eu possa completar as horas das eletivas mesmo quando estou muito atarefada, como nesse período.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: LEITURA 2

por Mateus Gomes da Silva -
1 - Sim, pois a mediação tecnológica provoca diversas alterações no processo educacional. A introdução da EAD, por exemplo, traz desafios relacionados à adaptação dos alunos a um novo método de aprendizagem, à necessidade de disciplina e gestão de tempo, e à mudança do papel do professor de transmissor de conhecimento para facilitador do aprendizado sendo mentor nesse processo. A tecnologia também impõe a criação de novos espaços de interação e colaboração, fundamentais para o sucesso do aprendizado em ambientes virtuais.

2- Os maior desafio pra mim é a adaptação ao método de ensino à distância, que exige maior autonomia, disciplina e habilidades de gestão do tempo. Com aulas presenciais o professor meio que coloca uma pressão maior, dando uma atividade pra ser feita e entregue na próxima aula que na maioria das vezes é na mesma semana com intervalo de apenas um ou dois dias.

3- A flexibilidade de horários e a possibilidade de estudar de qualquer lugar, o que facilita a conciliação dos estudos com outras atividades pessoais e profissionais.

4- Maior flexibilidade na escolha de disciplinas, permitindo personalizar a grade curricular de acordo com meus interesses e necessidades. Além disso, essa modalidade permite que os alunos que têm restrições de tempo ou de localização possam participar das aulas, sem perder a interação presencial necessária para algumas atividades práticas. Isso enriquece minha experiência acadêmica, proporcionando acesso a diferentes perspectivas e conhecimentos, muitas vezes de outras áreas do saber.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: LEITURA 2

por Raquel Gomes de Oliveira -
1. O ensino remoto, assim como o ensino presencial, tem suas vantagens e desvantagens. Eu realmente acho que, no ensino presencial, consigo aprender mais porque as aulas são mais dinâmicas e motivadoras. Porém, são muito mais cansativas, principalmente se você mora longe da faculdade e ainda tem o fator do trabalho. Muitos alunos optam por essa modalidade justamente para conciliar com o trabalho, o que torna a rotina extremamente cansativa.

O ensino a distância possibilita ter mais flexibilidade, porém é mais difícil estabelecer conexão tanto com o professor quanto com o restante da turma, o que torna a aprendizagem mais difícil, pois você precisa ser bastante organizado e eliminar todos os objetos/abas que podem servir de distração. Além do fator financeiro em relação aos alunos, o texto comenta que é caro ter uma plataforma que funcione e que o método de ensino seja eficaz, mas os preços repassados para os alunos são mais baixos do que seriam se fosse presencial.

2. Saber conciliar as aulas com o meu trabalho, cursos e outras atividades que faço durante o meu dia.
Eu tenho dificuldade em gerenciar muitas coisas que acontecem ao mesmo tempo.

3. Um dos aspectos positivos da modalidade online é a flexibilidade de estar no conforto da nossa casa.
O aspecto negativo é saber como você pode adaptar aquele espaço para que, além do conforto do seu lar, ele possa também ser o seu local de estudo/trabalho.

4. Eu não preciso ir à UERJ quando só tenho uma única aula. E não precisar ficar duas horas em pé no transporte público é maravilhoso. Poupa-me desse cansaço que eu tinha esquecido quando tive aulas em 2020 e no começo de 2022.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: LEITURA 2

por Marie Danielle Campeiro Lewis -
1) Sim.
A mediação tecnológica na educação tem o potencial de transformar profundamente a forma como os alunos aprendem e os professores ensinam.

2)Meu maior desafio é ter disciplina para estudar no horário que me for mais confortável. Neste momento, muitas vezes esqueço que tenho que estudar ou então adio, já que não tenho um dia fixo ou horário pré estabelecido para ter aula.
Meu medo(que já ocorreu) foi ter esquecido que faço matéria em formato EAD. Levei 3 semanas para lembrar que deveria abrir a sala virtual.

3) Não sou habituada a esse tipo de modalidade, essa é a minha primeira disciplina de forma remota na UERJ, mas considero que a maior vantagem é poder estudar onde eu quiser e no horário que me for mais confortável e a desvantagem é a disciplina.

4) Os benefícios são: flexibilidade de horário, data e local para estudar, anulação do tempo de locomoção á UERJ, redução de gastos com transporte e alimentação.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: LEITURA 2

por Gabriela Ferreira dos Santos Silva -
1 - Sim, a mediação tecnológica na educação ajuda muito, pois aumenta o acesso ao conhecimento e permite que o aprendizado seja mais personalizado com plataformas adaptativas. Além disso, facilita a colaboração entre alunos e professores, desenvolve habilidades digitais e torna o aprendizado mais interessante com jogos e conteúdos interativos. Mas, por outro lado, também traz desafios, como a desigualdade no acesso à tecnologia. O papel dos professores muda, pois agora eles precisam se atualizar constantemente. Essas mudanças têm o potencial de melhorar a educação, mas é importante lidar bem com os desafios que aparecem.
2 - Acredito que o meu maior desafio seria a autodisciplina, pois é fácil se distrair sem um professor por perto. Ou até mesmo ao assistir uma aula e chega alguma mensagem de alguma rede social. Também tem a parte da tecnologia: a insegurança sobre como usar as plataformas, ou aplicativos novos.
3 - Sendo uma aluna que tem esse tipo de ensino em um curso, no qual eu me dou muito bem, um dos pontos positivos seria a locomoção e a flexibilidade de horário , pois você pode assistir sua aula de onde quiser. Já um dos pontos negativos, é que as pessoas se sentem muito recuadas por não te conhecerem, e acaba não tendo tanto uma interação.
4 - Benefícios de horários e flexibilidade em outros pontos da minha vida, posso puxar as matérias e conciliar com o estágio e o resto das matérias! Com certeza é um ponto muito bom pra quem tem a vida corrida, e também para matérias que são a noite, por exemplo, tendo essa flexibilidade de ser online, evita que a gente saia muito tarde da faculdade, enfrentando perigos que o Rio de Janeiro anda.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: LEITURA 2

por Maria Eduarda Silva de Souza -
Por: Maria Eduarda Silva de Souza
1- Eu acredito que sim, a mediação tecnológica provoca alterações no processo educacional. Ainda que a tecnologia seja por muitas vezes, um norte facilitador, que nos permite acesso a conteúdos em qualquer lugar que estivermos, é importante que o usuário dessa tecnologia saiba utiliza la com disciplina, atenção e comprometimento. Pois da mesma forma que pode facilitar a aprendizagem, pode virar algo facilmente deixado de lado, prejudicando o processo do aluno.

2- Acredito que o meu maior desafio seja a disciplina para atender as demandas da disciplina. Como é uma matéria on-line, do qual não participamos ativamente de forma presencial, preciso estar sempre me lembrando de dar atenção as atividades e me manter participativa.

3- Como aspectos positivos, cabe mencionar a facilidade de acesso em qualquer lugar. Considerando a minha rotina que é muito corrida, responder aos fóruns quando estou no trabalho, poder realizar as leituras quando estou no transporte, facilita a minha participação. E permite que eu dê atenção também aos meus outros afazeres.
Como aspecto negativo, acredito que seja uma comparação com os aspectos positivos, pois com toda essa praticidade, acabo não dando a devida atenção para a aula, uma vez que estou sempre lendo e realizando as atividades em espaços movimentados. Quando a aula é presencial, nos encontramos totalmente aprofundados na aulas.

4- Me proporciona a facilidade de estar matriculada em outras disciplinas e ter acesso a outros conteúdos, sem precisar ir presencialmente a uerj, que é algo que acaba ocupando e limitando meu tempo.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: LEITURA 2

por Mariana Trevisan Rodrigues -
1- Acredito que sim. A mediação tecnológica tem um impacto significativo no processo educacional uma vez que da diferentes alternativas para consumo e aprendizado do conteúdo.

2- Acho que minha maior dificuldade seria a organização pessoal, já que não tem um horário fixo para realizar as atividades.

3- Como ponto positivo, eu destacaria a facilidade do estudo, visto que posso realizá-lo da minha casa, sem a necessidade de locomoção. Já um ponto negativo seria a organização pessoal do cronograma.

4- Como dedico grande parte do tempo do meu dia no estágio e nas disciplinas obrigatórias, uma disciplina semi presencial me ajuda a cursar a matéria e adiantar minha graduação, mesmo não podendo estar presente na universidade.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: LEITURA 2

por Laura de Andrade Queirolo -
1) A credito que a tecnologia permite ao cidadão o acesso a informação de forma mais rápida e "fácil", além de fornecer uma gama de alternativas mas, isso depende do mecanismo que o ser humano utiliza para seu manuseio. O foco e a divisão do tempo são pontos cruciais para que se tenha um uso assertivo da ferramenta, dessa forma, é necessário um equilíbrio e autonomia.

2) Acredito que a divisão de tempo e a concentração na leitura online,

3) Aspectos positivos: Flexibilidade de horário, e a possibilidade de acessar o conteúdo a qualquer momento.

4) Dentre vários benefícios destacaria a possibilidade de conciliar os estudos com meu trabalho e, adicionando um ponto forte ao meu ver, seria a possibilidade de adquirir novas habilidades em meio a minha graduação.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: LEITURA 2

por Erika Maria de Sousa Farias -
1) - Acredito que sim, a tecnologia possibilita mais opções de ensino as pessoas, porém, é necessário ter disciplina para fazer algo a distancia no qual depende do foco do estudante para realizar com excelência e atenção.

2) - Eu entrei na UERJ na pandemia, as aulas começaram no EAD, no início foi bem difícil a adaptação, a falta do presencial, porém fui me adaptando e hoje gosto bastante desta modalidade. É importante ter mais atenção e organização com o que será estudado, para não perder prazos e afins.

3) - O Lado positivo seria a mobilidade do curso, a possibilidade do aluno organizar de acordo com sua rotina os estudos, o lado negativo seria a falta de contato presencial pois é totalmente diferente e a responsabilidade ser maior para o aluno nesta modalidade.

4) - Os benefícios que esta matéria me permite é a possibilidade de realiza-las em casa com calma, pois, trabalho e moro longe da universidade, ter a possibilidade de realizar atividades no modo remoto possibilita uma rotina "menos pesada" e me dedicar melhor aos estudos.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: LEITURA 2

por Rodrigo Bernardino Rodrigues Freire -
1- Sim, eu acho que provoca várias mudanças. Com a tecnologia, a gente precisa ser mais autônomo e organizado, porque o acompanhamento do professor não é tão direto como no presencial. Também muda a forma de interação, que é mais virtual, e o uso das plataformas digitais se torna essencial.

2- Se eu estivesse começando agora, acho que meus maiores desafios seriam me adaptar às plataformas online e conseguir gerenciar bem meu tempo para não me perder com as tarefas. Também teria o receio de não conseguir focar nas aulas sem a estrutura de uma sala de aula física.

3- De positivo, gosto da flexibilidade que tenho para organizar meus horários e a facilidade de acessar os conteúdos a qualquer hora. Por outro lado, o lado negativo é que às vezes sinto falta da interação mais próxima com os colegas e professores, o que pode deixar a experiência um pouco mais isolada.

4- Acho que o maior benefício é poder escolher disciplinas que talvez não seriam oferecidas presencialmente, o que aumenta as opções de aprendizado. Além disso, a flexibilidade do semipresencial facilita muito para quem tem uma rotina apertada, pois dá pra conciliar melhor os estudos com outras responsabilidades.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: LEITURA 2

por Andressa Batista Goncalves -
1. Sim, a mediação tecnológica de fato provoca mudanças no processo educacional, impactando diversos aspectos, como a acessibilidade e flexibilidade, os métodos de ensino e a interatividade e participação dos alunos.
2. Meus principais desafios é estabelecer uma rotina, organizar melhor meu tempo e os horários dedicados aos estudos, além de participar das atividades propostas pela disciplina.
3. Os aspectos positivos dessa experiência incluem a liberdade de escolher o horário e o local de estudo. Por outro lado, os aspectos negativos são a facilidade de se distrair e a dificuldade em manter a motivação ao longo do curso.
4. Cursar as eletivas universais de forma semipresencial contribuiu significativamente para minha aprendizagem e me ajudou a cumprir a carga horária das disciplinas eletivas universais. Como moro distante da faculdade, essa modalidade me permitiu reduzir o tempo necessário na UERJ, proporcionando um horário mais flexível para organizar meu tempo para leitura de materiais, e tempo online para realização das atividades propostas pela disciplinas.