Ir para o conteúdo principal
Fórum

FÓRUM DE DISCUSSÃO: LEITURA 2

FÓRUM DE DISCUSSÃO: LEITURA 2

Número de respostas: 13

forum.jpg

Olá pessoal,

Com base na leitura 2 (A Evasão em EaD), lanço as seguintes  questões para vocês comentarem aqui. São elas:

1) Vocês acreditam que a mediação tecnológica provoca todas essas alterações no processo educacional que descrevi acima?

2) No caso de você ser um iniciante nessa modalidade educacional, quais são os seus maiores desafios e temores?

3) Sendo você um aluno já habituado a este tipo de modalidade, quais os aspectos positivos e negativos que você destacaria em sua experiência?

4) Quais os benefícios que a abertura de disciplinas eletivas universais semipresenciais proporciona a você, um aluno de graduação da UERJ?

Estamos aquecendo as nossas turbinas! Conto com os comentários e opiniões de todos vocês!

Abraços
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: LEITURA 2

por Roberta Cafiero Marinho Nassar -
1) Acredito que a tecnologia realmente abre mais possibilidades de ensino para as pessoas, porém, mesmo sendo algo que ajudaria uma boa parte da população, se a pessoa não possuir um foco e organização necessária, o uso da tecnologia acaba ficando indiferente já que acabam desistindo dos estudos. Por isso é necessário uma adaptação gradual da população e instituições de ensino nesse modelo de ensino.

2)Meu maior desafio seria botar como prioridade no meu dia, já que com a quantidade de coisas para fazer ao longo dos dias, pelo fato de não ter um horário definido, querendo ou não você acaba deixando para depois e foca naquela parte que tem horário.

3)Aspectos positivos seria a economia de tempo com a locomoção e a maior flexibilidade de horário. Aspectos negativos seria realmente a necessidade de maior responsabilidade por parte do estudante.

4) Com as disciplinas semipresenciais é possível que eu faça o estagio já que não preciso ir sempre para a UERJ e consigo um horário mais flexível
Em resposta à Roberta Cafiero Marinho Nassar

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: LEITURA 2

por Maria Luisa Alves de Melo -
1) Acredito que a mediação tecnológica provoca sim diversas alterações no processo educacional, principalmente na forma como absorvemos e aprendemos o conteúdo.

2) Desde a pandemia, acredito que o meu maior desafio foi criar autonomia para estudar. Um dos grandes empecilhos em aprender na modalidade à distância é a necessidade de autonomia, já que não temos um professor pessoalmente que possa incentivar e impor regras para assistir as suas aulas. Além disso, o estudo online muitas vezes me deixa suscetível a distrações com notificações de outras redes sociais, por exemplo.

3) Aspectos positivos: Conseguir estudar a qualquer hora e a qualquer lugar; Ter todo o conteúdo em um só lugar.
Aspectos negativos: Distrações com notificações; Procrastinação

4) Como eu moro longe da faculdade, as disciplinas semipresenciais me possibilitaram diminuir meu tempo na UERJ, o que, consequentemente, diminuiu o meu tempo de locomoção e me permitiu fugir dos temidos horários de pico. Também consegui deixar 1 dia da semana livre (dias reservados para essas eletivas), o que está sendo muito bom já que posso me dedicar às atividades e leituras tranquilamente.
Em resposta à Roberta Cafiero Marinho Nassar

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: LEITURA 2

por Larissa de Souza Miranda -
1. Sim, acredito que a mediação tecnológica possui seus pontos positivos e negativos, e que interfere na forma em que cada indivíduo irá usá-la. Se por um lado, essa mediação, possibilita uma maior flexibilidade de consumo, deixando um livre arbítrio para os indivíduos a consumirem onde e como preferirem; por outro, necessita que cada pessoa tenha seu planejamento, foco e organização, pois segue como um pulo para se perder e causar a evasão.

2. Na minha percepção, meus maiores desafios são conseguir acompanhar o conteúdo e ter facilidade de entender, pois em sala de aula, conseguimos focar no momento da aula, pretendo nossa atenção. Além de ter foco para conseguir interagir virtualmente.

3. Pontos positivos: conseguir acessar o conteúdo a qualquer momento. Pontos Negativos: vencer a procrastinação para acessar o conteúdo e interagir nos fóruns.

4. Ajuda total em conseguir conciliar estudos, trabalho e vida pessoal, podendo me organizar para conseguir entregar o melhor em cada um dos pontos.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: LEITURA 2

por Ana Julia Pedro Santos Ribeiro -
1. A mediação tecnológica pode provocar várias alterações significativas no processo educacional, flexibilizando o tempo e espaço para aprendizado e promovendo a educação personalizada. Mas essa mediação também pode criar desafios, como a necessidade de novas habilidades digitais e a questão da interação do professor com o aluno em um ambiente virtual. Além disso, pode intensificar o sentimento de isolamento dos estudantes.

2. A interação presencial me auxilia a compreender melhor os conteúdos e a autogestão do tempo é uma questão desafiadora.

3. Estudar no próprio ritmo, conciliar estudos com outras atividades e a diversidade de recursos para aprender. Como pontos negativos temos: a falta de interação com outros colegas, o desafio de aprender de forma autônoma e a dificuldade de manter a motivação ao longo do curso.

4. Facilita a conciliação entre estudo e outras atividades, como o estágio, além de possibilitar a interação com colegas de diferentes cursos e campi. Essa modalidade pode ainda promover o desenvolvimento de competências digitais e a familiarização com ambientes de aprendizado online, habilidades cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: LEITURA 2

por Luisa Parreira Santos de Oliveira -
1) Sim, do mesmo modo que essa mediação tecnológica abre portas para a liberdade do aluno, treinando sua autonomia e disciplina, podemos observar que não só existem os lados positivos. O ambiente virtual pode exigir mais atenção do aluno tendo em vista que a possibilidade de gerir seus próprios horários não é tão simples de lidar, além da distância em si. Então, com certeza é um modo de estudo que provoca e exige alterações no processo educacional

2) O presencial me estimula melhor a retirar dúvidas, algo que faz diferença para o meu processo de aprendizagem de um conteúdo.

3) Aspectos positivos é poder conciliar com as outras atividades do dia a dia, economizar tempo por não precisar estar presencialmente e também a liberdade de conseguir escolher o horário ideal para o estudo. Como negativos, tem a falta de interação presencial com os outros alunos e com professor também, além da dificuldade de gerir a autodisciplina que nem sempre é tão fácil.

4) Com toda certeza, a liberdade. Liberdade de poder aprender e me dedicar nos melhores horários e liberdade para conseguir estagiar, por exemplo.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: LEITURA 2

por Sarah Gomes de Souza -
1) Acredito que a mediação tecnológica pode influenciar fortemente na forma didática com que se orienta e se aprende. Por isso essa mediação provoca a necessidade de adaptação tanto do professor quanto do aluno visando aulas mais dinâmicas onde é requerida uma participação maior do aluno nas atividades propostas justamente por não serem aulas presenciais.

2) Não sou uma iniciante nessa modalidade educacional, mas tendo em vista a experiência que tive, - considerando a época do contexto de isolamento social e também um momento anterior onde eu havia feito uma disciplina na modalidade em questão, - meus maiores desafios estavam em conseguir me organizar para manter a regularidade na realização das atividades, tentando não deixar que elas se acumulassem. Mas esses desafios também estavam na questão de que em alguns momentos eu tive dificuldade relacionada ao funcionamento dos dispositivos e da internet que eu utilizava para acessar os sistemas. Meus temores eram de não conseguir ir adiante por conta dos desafios ou de alguma atividade que eu já houvesse feito passasse desapercebida.

3) Aspectos positivos: Flexibilidade; Autonomia no processo de estudar os conteúdos propostos; Gerenciamento do tempo de estudo. Aspectos negativos: Falta de mais assistência de professores em algumas disciplinas, em caso de dúvidas e dificuldades; Se houver problema no dispositivo ou na internet usados para acessar o sistema, o aproveitamento do aluno pode ser comprometido.

4) Além do conhecimento gratificante que vem de diferentes ciências pelas disciplinas universais de modo geral, o benefício que a abertura de disciplinas eletivas universais semipresenciais me proporciona seria a possibilidade de encaixar o estudo da melhor maneira dentro da minha rotina, observando também os prazos de entrega e os agendamentos das aulas presenciais. O que, na minha opinião, torna produtiva a realização das disciplinas. Outro benefício também seria a possibilidade de cursar mais outras disciplinas devido a essa flexibilidade.
Em resposta à Sarah Gomes de Souza

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: LEITURA 2

por Jssica da Silva Brito -
1) Devido a falta do contato direto/cara a cara com o professor e muitas vezes as aulas não serem "ao vivo", acredito que há sim uma alteração na forma como o conteúdo é absorvido pelo aluno. Esse tipo de modalidade demanda uma organização maior do aluno que não vai ter um horário fixo semanal marcado para parte do estudo (como é no caso da modalidade presencial) e foco para não ceder às tentações das inúmeras distrações que podem surgir. Contudo, a mediação tecnológica trás algumas possibilidades de exibição de conteúdo e flexibilidade de horários que pode ser atrativa para muitos.

2) Eu tenho um pouco de dificuldade de focar muito tempo direto no computador porém acredito que consigo me organizar para o estudo.

3) Como positivo vejo a possibilidade de acompanhar a disciplina de casa, e dependendo de como for o esquema de aulas poder assistir no meu tempo. Acho negativo não poder tirar dúvidas com o professor imediatamente como é possível na modalidade presencial, mas nada que torne inviável.

4) Entendo que modalidade semipresencial permite que eu organize meu tempo de forma mais tranquila, sem precisar ir toda semana para assistir somente uma disciplina no dia, por exemplo, como ocorre com esta. Como concluinte não tenho muitas disciplinas a cursar na UERJ.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: LEITURA 2

por Ana Julia Silveira de Souza -
1) Acredito que a mediação tecnológica realmente provoca muitas dessas mudanças no processo educacional. Ela amplia o acesso ao ensino, especialmente para quem se adapta bem ao sistema, flexibilizando o tempo e o espaço para aprendizado. Isso permite uma educação mais personalizada e ajustada à rotina de cada estudante. No entanto, também traz desafios, como a necessidade de desenvolver novas habilidades digitais e a adaptação a uma forma diferente de ensino e aprendizagem. A mediação tecnológica exige um novo equilíbrio entre autonomia e disciplina, além de uma reconfiguração das dinâmicas sociais e pedagógicas.

2) Desde 2021, com o início do ensino remoto devido à pandemia, essa modalidade educacional se tornou uma realidade. Meus maiores medos foram relacionados à sociabilidade com a turma. A falta das discussões presenciais sempre foi algo que senti muita falta. Além disso, houve o receio de não conseguir manter o foco estando em casa, com uma liberdade maior que, às vezes, pode acabar se tornando um obstáculo.

3) Da minha experiência, o maior aspecto positivo é a flexibilidade de tempo e espaço para estudar, o que me permite conciliar melhor os estudos com outras atividades. Porém, o maior ponto negativo, para mim, é a falta da troca mais genuína com outras pessoas. Sinto falta de construir relações mais profundas e reais, além do que acontece somente no momento da aula online.

4) Essa abertura me proporciona maior flexibilidade com meus horários, o que traz mais tranquilidade para concluir minha graduação. Isso é especialmente importante para as disciplinas universais obrigatórias, que preciso cursar para minha formação, mas que podem ser integradas de forma mais tranquila com o resto da minha rotina por serem semipresenciais.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: LEITURA 2

por Vera Cristina Fernandes -

Título: Uma reflexão sobre o artigo sobre Evasão do EAD e Videos

A Globalização e o uso das tecnologias e a Internet há tempos vêm impactando com seus efeitos (positivos e negativos) a sociedade nas relações de consumo de bens e serviços e busca de novas formas de comunicação eficiente e rápida. O consumo destas tecnologias é determinado pelo homem que seguindo suas pulsões, emoções e razão, tem o livre arbítrio para escolher que tipo de informação quer consumir e compartilhar. Contudo cada escolha é realizada para o bem ou para o mal.

Na Educação, com certeza uma escolha para o bem, principalmente no ensino universitário que mais rapidamente se ajustou as metodologias ativas, após o desespero do isolamento social da Pandemia COVID19. Naquelas circunstâncias, os alunos e os professores tiveram que continuar o processo de ensino aprendizagem, com encontros e desencontros, todos estressados pelo medo da finitude (bem antes do prazo). A necessidade de conectividade emergencial criou e aumentou a demanda por cursos EAD, assim como o interesse pelo acesso online a livros, teses, podcasts, vídeos, lives de eventos e publicações de qualidade.

Felizmente a Educação pós-pandemia COVID19 encontrou o melhor caminho para atender demanda e qualificar a oferta de conectividade dos processos de ensino-aprendizagem nas universidades (IES), criando e explicando os pré-requisitos básicos da metodologia EAD e do programa (ementa) do curso para que os alunos e professores entendessem quais são os seus compromissos e papéis antes de optarem pelo curso, e assim evitar evasão que costuma acontecer nos meses iniciais do curso por desinformação ou o curso não oferecer  um tutorial de apresentação detalhada do curso.

A metodologia EAD pressupõe que todos (IES, professor, aluno) atendam aos seguintes pré-requisitos: foco, organização, disciplina, corresponsabilidade, automotivação, e interação (diferente daquela tradicional do curso presencial). A entrega das tarefas/provas se constitui por um conjunto de atividades formativas e somativas, sempre que possível, de maneira direta e pontual, relacionados a temas relevantes que facilitem a compreensão e desenvolvam o pensamento crítico, ampliando e validando o conhecimento objetivo e das Ciências. O EAD permite inclusão de turmas com alta demanda, algumas turmas de até 400/500 alunos nas IES. Um desafio para a coordenação, equipe técnica e professores. A equipe docente das IES renomadas públicas e privadas (como a PUC, por exemplo) é formada por professores tutores com mestrado, e doutorado até pós doutorado. Isto por conta da flexibilidade de  horário e formato de atuação do EAD.

A minha experiência pessoal no tema consiste em cursos e eventos EAD e ONLINE externos a UERJ e da minha participação em uma disciplina Eletiva EAD no IFHT no período 2024.1. Para mim foram só vantagens: liberdade para estudar e preparar as atividades a qualquer hora da minha conveniência, cuidando para não perder os prazos. Desafiador, às vezes. Mas segui a sequência didática proposta o que me ajudou a conectar e calibrar com o que já havia aprendido, o que possibilitou a reflexão e aplicação de maneira bem mais leve. A curadoria, mentoria e empatia da professora foi uma parte importante deste processo.

Na minha percepção, o modelo híbrido do IFHT contribuiu muito, complementando conteúdo das disciplinas dos cursos presenciais com ementa reunindo o máximo de conteúdo relevante de maneira concisa, aperfeiçoando os detalhes dos aprendizados do meu repertório do curso presencial. E o melhor, unindo teoria e prática de forma leve e engajadora.

A dica que posso dar é : ler os textos propostos e gerenciar o tempo para execução das atividades.

Escolhi aproveitar a oportunidade de participar das disciplina EAD IFHT que creio foi pensada para a qualidade, capacitação e certificação.

A reflexão final sobre o sentido do ensino EAD-ONLINE dentro de um mundo globalizado e competitivo é de que este formato trouxe uma mudança de paradigma de pensamento cartesiano e linear sobre o tempo-espaço para um pensar e agir mais complexo e conectado. Isto é, um processo de ensino aprendizagem em que alunos e professores buscam valorizar e facilitar a jornada coletiva de ensino-aprendizagem com trocas de boas experiências acadêmicas e profissionais, unindo teoria e prática e maneira prática e que contribuam para a nossa jornada de autoconhecimento e busca por autorrealização, e quem sabe, Felicidade.


                                                                                           “... a verdadeira experiência é aquela na qual o homem se torna consciente de sua finitude...em oposição a ideia que há sempre tempo para tudo...”(GADAMER,2002,p.527)



Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: LEITURA 2

por Leticia Ribeiro de Sousa -
1. Acredito que a tecnologia realmente promove muitas mudanças no processo educacional, sejam elas positivas ou negativas. Ao passo que promove mais flexibilidade, também é um método que requer mais responsabilidade do aluno e o deixa mais suscetível à dúvidas.
2. Meu maior desafio é não conseguir conciliar com o estudo presencial. Ao contrário do pensamento geral, costumo ser melhor estudando sozinha do que por métodos convencionais, então o problema é mais a questão de encaixe no meu dia a dia.
3. Aspectos positivos: maior flexibilidade, menor gasto com locomoção - e, consequentemente, menos desgaste físico e mental. Aspectos negativos: a maior necessidade de responsabilidade, principalmente nos dias mais puxados.
4. As eletivas semipresenciais permitem que eu possa completar as horas das eletivas mesmo quando estou muito atarefada, como nesse período.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: LEITURA 2

por Mateus Gomes da Silva -
1 - Sim, pois a mediação tecnológica provoca diversas alterações no processo educacional. A introdução da EAD, por exemplo, traz desafios relacionados à adaptação dos alunos a um novo método de aprendizagem, à necessidade de disciplina e gestão de tempo, e à mudança do papel do professor de transmissor de conhecimento para facilitador do aprendizado sendo mentor nesse processo. A tecnologia também impõe a criação de novos espaços de interação e colaboração, fundamentais para o sucesso do aprendizado em ambientes virtuais.

2- Os maior desafio pra mim é a adaptação ao método de ensino à distância, que exige maior autonomia, disciplina e habilidades de gestão do tempo. Com aulas presenciais o professor meio que coloca uma pressão maior, dando uma atividade pra ser feita e entregue na próxima aula que na maioria das vezes é na mesma semana com intervalo de apenas um ou dois dias.

3- A flexibilidade de horários e a possibilidade de estudar de qualquer lugar, o que facilita a conciliação dos estudos com outras atividades pessoais e profissionais.

4- Maior flexibilidade na escolha de disciplinas, permitindo personalizar a grade curricular de acordo com meus interesses e necessidades. Além disso, essa modalidade permite que os alunos que têm restrições de tempo ou de localização possam participar das aulas, sem perder a interação presencial necessária para algumas atividades práticas. Isso enriquece minha experiência acadêmica, proporcionando acesso a diferentes perspectivas e conhecimentos, muitas vezes de outras áreas do saber.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: LEITURA 2

por Raquel Gomes de Oliveira -
1. O ensino remoto, assim como o ensino presencial, tem suas vantagens e desvantagens. Eu realmente acho que, no ensino presencial, consigo aprender mais porque as aulas são mais dinâmicas e motivadoras. Porém, são muito mais cansativas, principalmente se você mora longe da faculdade e ainda tem o fator do trabalho. Muitos alunos optam por essa modalidade justamente para conciliar com o trabalho, o que torna a rotina extremamente cansativa.

O ensino a distância possibilita ter mais flexibilidade, porém é mais difícil estabelecer conexão tanto com o professor quanto com o restante da turma, o que torna a aprendizagem mais difícil, pois você precisa ser bastante organizado e eliminar todos os objetos/abas que podem servir de distração. Além do fator financeiro em relação aos alunos, o texto comenta que é caro ter uma plataforma que funcione e que o método de ensino seja eficaz, mas os preços repassados para os alunos são mais baixos do que seriam se fosse presencial.

2. Saber conciliar as aulas com o meu trabalho, cursos e outras atividades que faço durante o meu dia.
Eu tenho dificuldade em gerenciar muitas coisas que acontecem ao mesmo tempo.

3. Um dos aspectos positivos da modalidade online é a flexibilidade de estar no conforto da nossa casa.
O aspecto negativo é saber como você pode adaptar aquele espaço para que, além do conforto do seu lar, ele possa também ser o seu local de estudo/trabalho.

4. Eu não preciso ir à UERJ quando só tenho uma única aula. E não precisar ficar duas horas em pé no transporte público é maravilhoso. Poupa-me desse cansaço que eu tinha esquecido quando tive aulas em 2020 e no começo de 2022.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: LEITURA 2

por Marie Danielle Campeiro Lewis -
1) Sim.
A mediação tecnológica na educação tem o potencial de transformar profundamente a forma como os alunos aprendem e os professores ensinam.

2)Meu maior desafio é ter disciplina para estudar no horário que me for mais confortável. Neste momento, muitas vezes esqueço que tenho que estudar ou então adio, já que não tenho um dia fixo ou horário pré estabelecido para ter aula.
Meu medo(que já ocorreu) foi ter esquecido que faço matéria em formato EAD. Levei 3 semanas para lembrar que deveria abrir a sala virtual.

3) Não sou habituada a esse tipo de modalidade, essa é a minha primeira disciplina de forma remota na UERJ, mas considero que a maior vantagem é poder estudar onde eu quiser e no horário que me for mais confortável e a desvantagem é a disciplina.

4) Os benefícios são: flexibilidade de horário, data e local para estudar, anulação do tempo de locomoção á UERJ, redução de gastos com transporte e alimentação.