Ir para o conteúdo principal
Fórum

FÓRUM DE DISCUSSÃO: LEITURA 2

FÓRUM DE DISCUSSÃO: LEITURA 2

FÓRUM DE DISCUSSÃO: LEITURA 2

Número de respostas: 16

forum.jpg

Olá pessoal,

Com base na leitura 2 (A Evasão em EaD), lanço as seguintes  questões para vocês comentarem aqui. São elas:

1) Vocês acreditam que a mediação tecnológica provoca todas essas alterações no processo educacional que descrevi acima?

2) No caso de você ser um iniciante nessa modalidade educacional, quais são os seus maiores desafios e temores?

3) Sendo você um aluno já habituado a este tipo de modalidade, quais os aspectos positivos e negativos que você destacaria em sua experiência?

4) Quais os benefícios que a abertura de disciplinas eletivas universais semipresenciais proporciona a você, um aluno de graduação da UERJ?

Estamos aquecendo as nossas turbinas! Conto com os comentários e opiniões de todos vocês!

Abraços
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: LEITURA 2

por Yasmin Mohamed El Gilany -
1- Para mim, sim, a mediação tecnológica pode provocar diversas alterações no processo educacional. As novas tecnologias proporcionam maior flexibilidade e maior gerenciamento de acesso a recursos variados. Porém, com novas mudanças há novos desafios. Cabe tanto à plataforma quanto ao aluno se adaptarem a esse novo modelo de aprendizagem.

3- Já tive algumas discipinas EAD, então estou habituado a essa modalidade. O que acredito é que ela é ótima para otimizar o tempo e flexibilizar a rotina corrida. Porém, confesso que sinto falta de uma "conexão" mais humana. Acredito que esse sentimento advém da época da quarentena, onde tudo era on-line, e eu achei terrível.

4- Proporciona diversas vantagens relacionadas à grade de horários e organização do tempo. A grade do curso de Comunicação Social da Uerj é muito rígida e difícil para quem trabalha, então a disciplina semipresencial chega para ajudar nesse cenário.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: LEITURA 2

por Lucero Alejandra Ipanaque Phang -
1) Acredito que a mediação tecnológica tem sim um impacto direto no processo educacional. Com a tecnologia a disposição do aluno não só para consultas pontuais mas também para trazer abordagens diferentes ao conteúdo, a facilidade de acesso ao conhecimento foi potencializada.
Em resposta à Lucero Alejandra Ipanaque Phang

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: LEITURA 2

por Lucero Alejandra Ipanaque Phang -
Por outro lado a falta de um ambiente restrito, regrado e ausente de ferramentas digitais pode levar a uma postura mais despreocupada e inconsistente dos alunos com a disciplina.

3) Para mim os pontos positivos da experiência foram o estímulo à comunicação escrita e o desenvolvimento de novas leituras. Também destacaria as dinâmicas leves e criativas com as quais as aulas eram realizadas.
Os pontos negativos foram se apresentando mais em direção ao final do período letivo, na dificuldade de cumprir alguns prazos e metas e na automotivação.

4) A abertura de eletivas universais nesta modalidade permite não só a mim mas a muitos alunos da UERJ, que estão envolvidos em atividades extracurriculares, estágio ou trabalho, uma flexibilidade e autonomia maior em relação ao tempo, local e foco prestado ao estudo. Além disso, oferece a ampliação do repertório de cada um de acordo com os seus interesses acadêmicos.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: LEITURA 2

por Melca de Macedo Cypreste -
1- Sim, acredito que mediação tecnológica tem um impacto significativo no processo educacional. Ela provoca várias alterações e transforma o modo como o ensino e a aprendizagem acontecem, como o acesso à Informação, personalização do ensino, métodos de ensino diversificados e o desenvolvimento de habilidades digitais.
2- Criar aulas eficazes para um ambiente online. É necessário considerar como adaptar os conteúdos e métodos de ensino para garantir que sejam interativos e envolventes em um formato digital, considero difícil.
3- A criatividade é meu ponto forte, mas sendo mediadora dessa modalidade acredito q minha dificuldade seria acompanhar o desenvolvimento de cada aluno e saber se estão conseguindo aprender.
4- Estudar no conforto de casa, poder pesquisar mais facilmente as matérias que estudar (por já estar no computador)
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: LEITURA 2

por Tito Barros Gomes -
1) Sim, acredito que o processo educacional se altera drasticamente e varia, também, de acordo com as idades dos estudantes, pois jovens adultos lidam de maneira diferente da dos adolescentes, por exemplo, com a possibilidade de aulas assíncronas. No geral, algo novo para os alunos e professores e os desafios exigem adaptações dos professores, dos alunos e das próprias tecnologias. para um funcionamento "pleno" do sistema.

3) Na minha opinião, realmente, cada matéria tende a ser uma experiência particular, pois não vejo um método padrão entre os professores, por exemplo, então algumas são mais fáceis de acompanhar e outras demandam mais de mim, isto é, eu me sinto menos confortável do que poderia ser com pequenas adaptações, mas compreendo que é tudo muito novo e é natural que seja assim. Agora, para o lado positivo, certamente é poder encaixar a faculdade numa rotina mais saudável de horários, o que é, talvez, o grande desafio em minha graduação.

4) Essas disciplinas permitem que eu aprenda além das engessadas fronteiras do meu curso e, mais do que isso, complemente minha formação pessoal dentro da faculdade, algo que eu entendo que é algo que a UERJ como instituição valoriza, mas não chega na medida correta em meu curso. Além de tudo isso, ao atenderem alunos como eu, que dedico 30h, ou até mais, semanalmente para meu estágio externo, essas eletivas universais semipresenciais proporcionam conseguir seguir o fluxograma do curso no ritmo que a própria faculdade espera dos alunos.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: LEITURA 2

por Ana Beatriz Getirana Candou -
1- Sim, acredito que a mediação tecnológica realmente provoca as alterações mencionadas. No entanto, essa mudança também exige novas habilidades tanto dos estudantes quanto dos educadores, o que pode ser um desafio.
3- Como alguém já habituado ao EaD, destacaria como aspectos positivos a flexibilidade para estudar no meu próprio ritmo e a possibilidade de acessar os conteúdos a qualquer momento. Como ponto negativo, a falta de contato direto com colegas e professores, o que pode dificultar o networking.
4- A abertura de disciplinas eletivas universais semipresenciais oferece a vantagem de estudar no meu tempo e no conforto da minha casa, além de ampliar as opções de disciplinas disponíveis que encaixam na minha rotina.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: LEITURA 2

por Raphael de Santana Borges -
1 - Sim! Acredito ser um desafio para os profissionais mais velhos mas o mercado vem evoluindo cada vez mais. Já os alunos, acabam se adaptando mais rápido a mudanças e sendo ela tecnológica interessa ainda mais a juventude. Só vejo benefícios com a mediação tecnológica apesar dos desafios.

2- Não acredito em desafios nessa modalidade. Acho que o primeiro contato com o corpo docente é um pouco mais complicado mas quando o outro lado (professores) entende bem isso e solicita o aluno o mais rápido possível se torna algo somente benéfico. Além de economizar tempo e dinheiro de locomoção.

3 - Positivos: economia de tempo, economia de dinheiro, flexibilização da grade, uso de meios tecnológicos pra fazer anotações e buscas mais rápidas, dentre outras.

Negativo: ma organização do tempo e descompromisso com os estudos.

4- andar com a grade sem ter malefícios no estágio e podendo cursar minha grade normalmente sem ter que deixar de pegar uma matéria obrigatória.
Em resposta à Raphael de Santana Borges

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: LEITURA 2

por Tiago Prado Bastos Monteiro -
1-Sim, para mim, a mediação tecnológica provoca alterações significativas e positivas no processo educacional. Acredito que, com ela, o professor tem mais recursos do que teria em uma sala de aula convencional, podendo, assim, planejar e mostrar exemplos de fenômenos na prática, talvez com um vídeo ou a utilização de ferramentas computacionais. Dessa forma, o ensino sai do âmbito teórico, o que, no meu entendimento, favorece a compreensão e a interação do aluno com o que ele está aprendendo
3-Como iniciei na UERJ nesse modelo a distância em razão da pandemia, creio que já esteja habituado. Dessa forma, cito como aspectos positivos a economia de tempo com o deslocamento até a universidade, o acesso a mais conteúdos, como livros e materiais de diversas universidades, o conforto e a flexibilização dos horários. Falando dos aspectos negativos, acredito que a falta de conversas com os colegas de turma acaba dificultando a troca de experiências sobre a faculdade e a vida de maneira geral.
4-Como acabei entrando no estágio cedo, a disponibilização das disciplinas universitárias nesse modelo me possibilita cursá-las sem impactar de forma significativa meu andamento com as matérias obrigatórias e a rotina de trabalho.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: LEITURA 2

por Ana Beatriz Botelho Severo -
1)Sim, acredito que a mediação tecnológica provoca alterações no processo educacional. Ela permite uma maior flexibilidade de tempo e local, mas com isso exige uma maior responsabilidade, disciplina dos alunos a esse novo método. Mas tudo apresenta desafios e nesse caso seria adaptação/aprendizado dos alunos e dos professores, com essa nova tecnologia para que as atividades sejam feitas e propostas de uma maneira eficaz.
2)A gestão de tempo, visto que mesmo oferecendo uma maior flexibilidade de quando e onde estudar, exige uma boa organização, então as vezes pode ocasionar em uma maior procrastinação, podendo fazer com que fique um pouco mais pra trás em questão do conteúdo. Além do isolamento e falta de interação entre os professores e alunos.
3)Os aspectos positivos dessa modalidade incluem a flexibilidade de escolher quando e onde estudar, o que promove maior autonomia no aprendizado, além do acesso facilitado a diversos recursos que podem ser baixados no computador ou celular, reduzindo o risco de perda.
Por outro lado, os aspectos negativos envolvem a dependência da internet, que pode ser instável, o ambiente de estudo, que fora da sala de aula pode oferecer mais distrações, e a possibilidade de procrastinação, incentivada pela própria flexibilidade.
4)Os benefícios incluem a flexibilidade de horários, o que facilita a organização da grade do período; a oportunidade de interdisciplinaridade, permitindo o acesso a disciplinas não oferecidas pelo meu curso; e a autonomia de realizar as atividades propostas em casa.
Em resposta à Ana Beatriz Botelho Severo

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: LEITURA 2

por Amanda Felippo Pereira Silva -
1. Sim, acredito que a tecnologia realmente muda bastante o processo educacional. Ela facilita o acesso ao conteúdo, melhora a comunicação com professores e alunos, e permite um aprendizado mais adaptado e direcionado. Mas, ao mesmo tempo, pode dar uma sensação de isolamento, já que limita a interação presencial, o que pode dificultar o aprendizado, pois dependerá da disciplina do aluno.

2. Acredito que os maiores desafios seriam manter a disciplina e a organização, já que o aprendizado é um pouco mais individualizado. Além disso, um receio recorrente seria sobre não conseguir acompanhar o ritmo das aulas, justamente por precisar realizar uma gestão de tempo para todas as matérias.

3. Uma das maiores vantagens é a flexibilidade. Posso estudar no meu próprio ritmo e organizar meu tempo de acordo com minhas outras responsabilidades. Porém, os pontos negativo são a falta de interação, que às vezes deixa o processo de aprendizado um pouco solitário e a sobrecarga de atividades online.

4. Sem dúvidas, a modalidade semipresencial é extremamente importante, pois garante uma maior flexibilidade de horário e melhor organização da grade, permitindo o conflito de horário, o que facilita conciliar os estudos com estágios ou outras atividades extracurriculares, e permite administrar o curso de maneira remota e aprender sobre assuntos e debates não oferecidos ao meu curso.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: LEITURA 2

por Julia Fatima Alves da Nobrega -
Olá, professor e turma!
Boa tarde a todos!

1) Eu acredito que a mediação tecnológica provoca alterações no processo educacional porque permite que o aluno virtual consiga adequar o método de absorver o conteúdo de diferentes formas, seja procurando vídeos, músicas e outros relatos e pesquisas sobre determinado assunto proposto pelo professor.

2) Me considero iniciante no processo de aprendizagem no modelo virtual, pois no último semestre obtive uma tentativa falha de ter aulas EAD, e confesso que meu maior desafio é na questão de organização de tempo. Por isso gostei muito da leitura proposta, uma vez que traz a reflexão sobre dar prioridades para melhorar a eficácia e eficiência dos meus trabalhos, e particularmente, me inspirou a fazer esta vez dar certo.

4) Os benefícios que as disciplinas eletivas universais semipresenciais ofertadas pela UERJ me proporcionam são em relação à oportunidade de iniciar um estágio. Meu curso de Relações Internacionais ocorre em horário comercial (manhã e tarde), e através da flexibilidade do semipresencial, posso adequar o trabalho e os estudos na minha rotina sem retirar a importância de cada um.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: LEITURA 2

por Analide Araujo Barros -
1. Sim, acredito que a mediação tecnológica é capaz de provocar tais mudanças no processo educacional, visto que aulas on-line são um desafio tanto para os alunos, quanto para os professores, exigindo comprometimento, controle de tempo, e algumas outras coisas.
2. Acredito que os maiores desafios para um iniciante da modalidade educacional online estejam presentes na questão de acesso ao conteúdo, visto que algumas pessoas possuem dificuldades para se adaptar a metodologia, além da necessidade de comprometimento, uma vez que algumas pessoas consideram o ensino on-line “mais fácil”, sem pensar que necessita de um esforço igual ou até mesmo maior que de uma aula ministrada presencialmente.
3. Pontos positivos da aprendizagem on-line: flexibilidade em relação ao tempo, contato mais aproximado com os professores, economia e otimização de tempo, uma vez que muitos alunos demoram 1h ou mais para acessar a universidade, além do desgaste do transporte público. Negativos: Se o aluno não souber utilizar o tempo e as ferramentas disponíveis ao seu favor, podem ocorrer atrasos em relação as atividades, e a necessidade de organização e compromisso para estudar on-line pode ser um desafio para alguns alunos.
4. Na minha opinião a abertura de turmas de eletivas universais semipresenciais são extremamente importantes e em partes práticas, a possibilidade de ser flexível em relação aos horários é um dos maiores benefícios, visto que a maioria das turmas de eletiva universais presenciais são ofertadas em horários específicos, os quais muitas vezes são conflituoso com as disciplinas obrigatórias de cada curso.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: LEITURA 2

por Vanessa Alves Pedro Marcelino -
1 - Sim, acredito que a mediação tecnológica provoca alteração no processo educacional aja vista que ela proporciona diferentes modos de transmitir o conteúdo no processo de ensino-aprendizagem. O meio tecnológico trás muitas possibilidades para o ambiente escolar mas também pode gerar dúvidas quando utilizados pela primeira vez.
3 - Eu já realizei algumas disciplinas neste formato on-line, tanto na época da pandemia como também através de algumas aulas do IFHT. Considero positivo a facilidade de adaptar a realização dos fóruns das disciplinas na rotina corrida entre o trabalho e as atividades provenientes da faculdade
Um dos pontos negativos para mim é a distração e a procrastinação, o que faz com que eu tenha certa dificuldade de estar sempre atenta aos anúncios
4 - É de grande importância a oferta dessas disciplinas na graduação, pois permite uma flexibilidade maior para os estudantes que possuem uma rotina agitada, além de poder ter a oportunidade de ter acesso a outros conteúdos que não fazem parte da grade curricular do meu curso.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: LEITURA 2

por Daniel Franco Nigri -
1 - Sim, a mediação tecnológica pode provocar diversas mudanças no processo educacional, como maior flexibilidade no aprendizado, acesso a recursos variados, mas também pode trazer desafios como a necessidade de adaptação às novas ferramentas e a gestão do tempo de forma mais autônoma.

2 - Como iniciante, meus maiores desafios seriam me adaptar às novas tecnologias e plataformas, manter a disciplina para estudar de forma autônoma e a preocupação com a eficiência do aprendizado à distância em comparação ao ensino tradicional.

3 - Positivo: A flexibilidade para estudar em meu próprio ritmo e a possibilidade de acessar conteúdos a qualquer momento.
- Negativo: A falta de interação presencial com professores e colegas, o que pode afetar o engajamento e a motivação.

4 - Os benefícios incluem maior flexibilidade para conciliar os estudos com outras atividades, a oportunidade de explorar diferentes áreas do conhecimento de forma integrada ao currículo, e o desenvolvimento de habilidades para o aprendizado autônomo e online, que são cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: LEITURA 2

por Rayssa Pimentel Nunes -
1. Sim. Entendo que a educação à distância seja um método que facilita muito o ingresso ao, tão desejado, ensino superior. E, apesar dos pontos positivos, é importante enxegar os pontos mais complicados que acinpanham esse método de ensino.

A tecnologia é incrível para possibilitar essa oportunidade a pessoas que, pela vida corrida, não possam estar todos os dias em uma sala de aula, mas sonham em estudar aquilo que almejam e conquistar o diploma. Mas é importante entender que a tecnologia sozinha não irá fornecer sua formação, é necessário a dedicação do aluno em se organizar para fazer seu estudo funcionar, já que todo o cronograma de aulas é individual.

2. Então, tive a experiência, no início da graduação, de experimentar o que seria o EaD e foi assutador. Não sabia por onde começar, não achava que tinha capacidade de ter autonomia de estudar por conta própria, mas, com o tempo, entendi que tudo era organização. Meus medos e desafios, e por vezes acabou acontecendo, eram o acúmulo de matérias, a não compreensão do conteúdo disponibilizado pelo professor e o planejamento de estudo.

3. Positivos: não precisar gastar tempo com o deslocamento até o local da aula, ganho de tempo para realizar mais atividades e flexibilidade no cronograma das aulas e atividades.

Negativos: a facilidade de, por ser um ensino "remoto", embolar todo na rotina de estudos e não se dedicar o suficiente para as aulas e não absorção inteiramente do conteúdo.

4. Possibilita que eu consiga ter acesso a áreas diferentes das quais eu estudo na minha faculdade, ajudando a agregar mais conteúdos a minha formação, e facilidade em conciliar as outras áreas da minha vida acadêmica e profissional.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: LEITURA 2

por Annike de Britto Ferreira -
1) Sim, a mediação tecnológica realmente provoca transformações significativas no processo educacional, principalmente em modalidades como a Educação a Distância (EAD). A tecnologia pode tanto facilitar o estudo do aluno permintindo-o estudar em qualquer lugar, em qualquer hora e revisar o conteúdo quando houver dúvidas, quanto gerar desafios, como a dificuldade de adaptação ao formato, à interação reduzida com colegas e professores e a dificuldade de criar uma rotina de estudos.
2) As minhas maiores preucupações são: gerenciar o tempo de forma eficiente, manter a disciplina sem o contato presencial frequente com colegas e professores, além de lidar com eventuais problemas tecnológicos.
4) A abertura de disciplinas eletivas universais semipresenciais na UERJ oferece benefícios como maior flexibilidade para equilibrar estudo com o trabalho.