Ir para o conteúdo principal
Fórum

FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 2

FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 2

FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 2

Número de respostas: 12

forum.jpg

Olá pessoal,

Vocês assistiram os dois vídeos que são o material da nossa Aula 2. Tendo isto por base, lanço o seguinte questionamento para todos vocês. Independência ou interdependência?. Para qual lado a balança de vocês pende mais?

Conto com os comentários e leituras críticas de vocês!

Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 2

por Raphael de Santana Borges -
Eu acredito na independência como resposta. Visto que tudo ficou mais fácil e acessível para todos.
Mas em conflito com o acesso grande acredito que entre algumas cobranças extremas, resultados velozes e cada vez menos a necessidade de humanos operando máquinas. Como todo argumento tem um contra argumento eu também acho que mesmo com toda independência ainda sim dependemos de internet, energia e um "aparelho" no qual usamos para acessar as informações.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 2

por Lucero Alejandra Ipanaque Phang -
Acredito que tendo mais para a interdependência. A medida em que o conhecimento, a economia e a tecnologia de diferentes lugares se tornam mais influenciáveis e influenciadas por outros, as relações sociais com o ambiente externo se tornam mais imprescindíveis. De forma geral para alcançar um objetivo, mesmo que seja pessoal, a execução do plano de uma pessoa se torna indiretamente respaldada pelas atividades de uma estrutura de agentes descohecidos.
Com o avanço das plataformas digitais a facilidade de estabelecer essa conexão pelo mundo virtual elimina qualquer limitação que anteriormente seria delimitante. Por outro lado, os novos modelos de relacionamentos são mais impacientes, rasos e descartáveis, uma vez que as possibilidades de se encontrar novas pessoas para se associar são inúmeras e diversificadas.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 2

por Ana Beatriz Botelho Severo -
Acredito que a balança pende mais para a interdependência, por causa dos sistemas globais cada vez mais complexos e das inovações colaborativas. As plataformas digitais facilitam conexões globais, mas também tornam os relacionamentos mais superficiais e voláteis. A relação mútua entre o conhecimento, economia e a tecnologia influenciam as relações sociais, que são importantes, visto que com o passar do tempo é cada vez mais acessível, de se relacionar com pessoas de qualquer lugar do mundo.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 2

por Melca de Macedo Cypreste -
a minha balança pende mais para a interdependência do que para a independência. Vejo que a economia globalizada, com suas cadeias de suprimento e mercados interconectados, e as tecnologias digitais, que facilitam comunicação e coordenação global, são exemplos claros dessa interdependência. Desafios globais, como mudanças climáticas e pandemias, exigem cooperação internacional, e a trocacultural entre nações reforça ainda mais essa conexão. embora a independência nacional continue a ter seu valor, a realidade atual me mostra que a interdependência é um aspecto dominante e crescente da globalização
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 2

por Analide Araujo Barros -
Acredito mais na questão da interdependência, acredito que a ligação e troca de forma recíproca sejam essenciais para a formação dos seres humanos, de forma que o compartilhamento de informações seja benéfico a todos. Assim como as redes globais que compartilham informação, a globalização também é capaz de conectar os povos, mesmo que por vezes estejam distantes, e principalmente “diminuir” essas distâncias, acredito que um bom exemplo seja o avanço de tecnologia, que facilita o compartilhamento de experiências.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 2

por Julia Fatima Alves da Nobrega -
Olá professor e turma!
Bom dia a todos.

A maior parte do nosso dia a dia está conectado com o mundo globalizado: o noticiário ligado na TV, o rádio no carro, a economia, o Spotify no celular e as milhares de redes sociais que utilizamos, seja para lazer ou trabalho. É difícil manter a sua independência porque chegamos a um ponto que precisamos saber de algumas informações em tempo real, como o funcionamento do trânsito, o preço do dólar, ou até mesmo informações futuras, como previsões do tempo.

Durante a recomendação dos vídeos trazidos antes do debate, duas reflexão me ocorreram: a interdependência é inevitável, mas será que ela é de todo modo negativa?

A rapidez com que temos uma notícia hoje agrega muito, mas ao mesmo tempo, acredito que esse excesso de informações que temos alcance hoje também causa ansiedade e transtornos para nossa sociedade, como demonstra o primeiro trailer do documentário Connected (2011) sobre se esconder para ler e-mails.
Ao meu ver, não vejo como algo cem por cento negativo. Entendo que existe uma longa discussão sobre os prós e contras, mas percebo que é extremamente importante prezar pela educação e disseminação do conhecimento para conscientizar cada vez mais as pessoas sobre o bom uso das ferramentas que estão nas nossas mãos.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 2

por Daniel Franco Nigri -
A escolha entre independência e interdependência pode depender do contexto e das prioridades individuais. Para muitas pessoas, a balança tende a pender para a interdependência em várias situações, especialmente em contextos sociais, profissionais e educacionais, onde a colaboração, o apoio mútuo e a troca de conhecimentos são fundamentais.

No entanto, a independência também é valorizada em momentos onde a autonomia, a autossuficiência e a capacidade de tomar decisões individuais são essenciais.

Pessoalmente, para mim, a balança tende a pender mais para a interdependência, pois acredito que a colaboração e o apoio mútuo geralmente levam a resultados mais satisfatórios. No entanto, isso não significa que a independência seja desvalorizada; ela é igualmente importante em momentos de tomada de decisão e crescimento pessoal.
Em resposta à Daniel Franco Nigri

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 2

por Tiago Prado Bastos Monteiro -
Acredito que a minha balança pende mais para interdependência visto que pela minha visão é o caminho mais eficaz para um futuro próspero e sustentável em um mundo cada vez mais interconectado. Ao entender que todos somos parte de um sistema global interconectado, podemos criar um mundo onde o trabalho em equipe, a empatia e a responsabilidade compartilhada prevalecem sobre o individualismo e a busca por independência absoluta. Portanto, a interdependência é uma necessidade para enfrentar os desafios da era tecnológica e garantir um futuro melhor para todos.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 2

por Amanda Felippo Pereira Silva -
Acredito que a balança tende mais para a interdependência, pois, em um mundo globalizado, a tecnologia nos mantém ligados em tempo real, trazendo informações extremamente importantes, seja para acompanhar o trânsito, a economia ou simplesmente socializar. No documentário Connected (2011), é explorada a tensão de quando se aborda o impacto da tecnologia na vida cotidiana, ao qual foi destacado, como o excesso de conectividade pode levar à sobrecarga de informações e ansiedade. Porém, acredito que o bom uso das ferramentas tecnológicas, aliado à educação e conscientização, minimizem esses impactos e nos permitam vivermos informados sobre os acontecimentos da sociedade e do mundo.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 2

por Yasmin Mohamed El Gilany -
Para mim a sociedade está, cada vez mais, pendendo para a interdependência por causa da complexidade dos desafios modernos. No mundo atual, especialmente em um ambiente globalizado e digitalmente conectado, ninguém está verdadeiramente isolado. Tanto a economia quanto as relações sociais, culturais e até ambientais mostram que dependemos uns dos outros para prosperar.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 2

por Tito Barros Gomes -
Para mim, ao refletir bastante, vejo que a balança pende, mesmo que não tanto, para a Interdependência. Ao pensar que estamos, cada vez mais, conectados com terceiros, seja física ou virtualmente, as relações são certamente mais externalizáveis do que nunca, o que significa que às vezes se estendem a terceiros e, ao mesmo tempo, relações entre terceiros vai acabar nos afetando. Por isso, ao se pensar no mundo contemporâneo, é difícil imaginar a independência se formos analisar o impacto que cada ato tem em nossa realidade.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 2

por Annike de Britto Ferreira -
Para mim, a balança pende mais para a interdependência. As tecnológias agregam, ao meu ver, nas nossas vidas, juntando e conectando pessoas que estão distantes, trazendo novas informações e conhecimentos e trazendo assim diverosos benefícios.