Ir para o conteúdo principal
Fórum

Crowdlearning: ensinar o que sabe e aprender algo novo

Mulheres, liberdade e resistência: conheça as sociedades matriarcais de Mosuo(China) e Rojava(Curdistão)

Mulheres, liberdade e resistência: conheça as sociedades matriarcais de Mosuo(China) e Rojava(Curdistão)

por Wania Clemente - Número de respostas: 2

Autoria: Laura Beatriz

l 

Em resposta à Wania Clemente

Re: Mulheres, liberdade e resistência: conheça as sociedades matriarcais de Mosuo(China) e Rojava(Curdistão)

por Gabryella Guedes Almeida -
Nossa Laura, amei seu podcast sobre as mulheres, liberdade e resistência. O quanto é importante o conhecimento e também os meios de lutas das mulheres na sociedade. Não conhecia antes as sociedades Mosuo na China e nem Rojava no Curdistão. Acho incrível poder saber e conhecer sobre estruturas sociais declaradamente matriarcais, porque embora toda a historia do nosso povo tenha como protagonismo a figura masculina (patriarcado), sabemos, porém que essa relação não é verdadeira, uma vez que as mulheres fazem o papel principal na educação dos filhos, na família, no mercado de trabalho, nas universidades e em outros ambientes corporativos, todavia não temos o reconhecimento e a valorização que deveríamos. Há muito que aprendermos enquanto sociedade na pauta e valorização do trabalho das mulheres, e isso só é possivel por meio de conhecimento , lutas e debates, e você soube explorar bem essa temática. agradeço por compartilhar :)
Em resposta à Gabryella Guedes Almeida

Re: Mulheres, liberdade e resistência: conheça as sociedades matriarcais de Mosuo(China) e Rojava(Curdistão)

por Laura Beatriz Oliveira Balbueno -
Oii Gabryella! Obrigada por ouvir meu podcast e pelo seu comentário. É isso mesmo, acho muito importante que a gente conheça essas outras histórias, que são nossas, e acabamos não tendo conhecimento por conta das hegemonias do patriarcado. Se não fossem as disciplinas da Graduação, acredito que eu também não teria conhecido essas histórias tão interessantes. Agradeço também a professora, por ter promovido esse espaço de troca e me permitir espalhar esse conhecimento. Estamos juntas! :)