Oi, pessoal!
Chegamos ao último fórum! Dá uma sensação boa e, ao mesmo tempo, uma pontinha de saudade de tudo que discutimos e aprendemos aqui. Esse espaço foi bem mais do que uma parte do curso; foi um lugar para refletir sobre o impacto da internet e da tecnologia, o que mexe diretamente com nossa forma de pensar e aprender, algo essencial para a nossa geração e para o mercado em que vamos atuar.
Lembrando aqui do curta "Os Fantásticos Livros Voadores do Sr. Morris" e da entrevista de William Joyce, é inspirador pensar na ideia que ele trouxe sobre a “evolução do livro”. Assim como o Sr. Morris no filme descobre o poder transformador dos livros, acredito que nossas discussões nos mostram a necessidade de enxergar as tecnologias e a internet de forma equilibrada. Joyce disse que sempre haverá espaço para os "prazeres únicos da página impressa", e essa fala reforça a importância de valorizarmos tanto as novas ferramentas quanto as experiências mais profundas e concentradas, algo que vai ao encontro do que discutimos sobre o impacto da internet na nossa forma de pensar.
Como futura engenheira de produção, sei que minha profissão vai lidar com a tecnologia, otimização de processos e o uso de dados para decisões. Mas essas reflexões me mostram que, além de usar as ferramentas, precisamos desenvolver um olhar crítico, equilibrado, para que a tecnologia seja usada a favor do conhecimento humano e das conexões significativas. Que a gente nunca perca a capacidade de se conectar com os valores mais humanos e, como no filme, de preservar o encanto da descoberta e da leitura, seja na tela ou na página impressa.
Agradeço à professora Wânia por sempre nos incentivar a enxergar além do superficial, trazendo um olhar mais reflexivo para a tecnologia. E obrigada a todos pela troca e pelos aprendizados! Que possamos levar esse espírito crítico e humano para tudo o que a gente fizer daqui pra frente.
Um abraço e até a próxima!