Ir para o conteúdo principal
Wania Clemente

Wania Clemente

Mensagem enviada por Wania Clemente

12802.2/2025.1 -> Fórum aula 2 -> RA na Aprendizagem -> Re: RA na Aprendizagem

por Wania Clemente -

Olá, Luisa. Essa ideia de uma aplicação de Realidade Aumentada (RA) voltada para suportar diferentes tipos de aprendizagem é fantástica e realmente tem o potencial de transformar a forma como abordamos o ensino! A personalização da aprendizagem, permitindo que cada pessoa aprenda de forma prática e visual, é um grande passo para tornar o conteúdo mais compreensível.

A aplicação da física e química, como exemplificado por você, com a visualização de conceitos que são frequentemente abstratos, ajudaria bastante na compreensão dos alunos, tornando o aprendizado mais concreto. A imersão em conteúdos, como os sistemas do corpo humano, pode realmente facilitar o entendimento de como o corpo funciona, oferecendo uma experiência imersiva que os livros didáticos não conseguem proporcionar.

Acredito que, no futuro, veremos esse tipo de tecnologia ser muito mais comum e integrada no processo educativo. Você acha que essa abordagem seria mais eficaz do que métodos de ensino tradicionais?

Vale conferir os aplicativos de Realidade Aumentada(RA):

Um abraço, prof. Wânia Clemente

Olá, Kamille. A sua proposta demonstra um olhar sensível e inovador para a inclusão na educação. O uso da Realidade Aumentada (RA) para alunos com necessidades especiais pode representar um grande avanço na personalização do ensino, permitindo adaptações visuais, táteis e auditivas conforme as demandas de cada estudante.

Além disso, a RA pode contribuir para a criação de ambientes mais acessíveis, oferecendo traduções em tempo real para a Língua de Sinais, leitura de textos em voz alta, guias visuais interativos e até simulações que facilitem o aprendizado prático. Um exemplo seria o desenvolvimento de ambientes interativos para auxiliar alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no aprimoramento de habilidades sociais e cognitivas.

Acredito que esse tipo de aplicação em RA não apenas rompe barreiras pedagógicas, mas também fortalece a autonomia dos alunos, tornando o ensino mais equitativo e envolvente. Você concorda?

Seria interessante explorar como essa ferramenta poderia ser implementada na prática e quais desafios técnicos ou educacionais poderiam surgir ao longo do desenvolvimento.

Enfim, a aplicação da RA no ambiente escolar tem um grande potencial para transformar a experiência educacional, tornando-a mais acessível e personalizada de acordo com as diferentes necessidades dos alunos.

Se quiser saber mais sobre o assunto, acesse:
A Utilização de Realidade Aumentada (Ar) e Realidade Virtual (Vr) Na Educação Inclusiva: Possibilidades Pedagógicas e Desafios. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/17673

Um abraço, prof. Wânia Clemente

Oi, Ana! A sua ideia de uma tela virtual de organização em Realidade Aumentada (RA) é muito interessante e, na verdade, já existem algumas tecnologias que se aproximam disso!

Os óculos de RA, como o Apple Vision Pro, já permite a exibição de telas flutuantes no ambiente real, onde os usuários podem interagir com calendários, anotações e lembretes sem precisar de telas físicas.

O grande diferencial da sua ideia é a interação intuitiva por gestos e voz, tornando a experiência mais natural e fluida. À medida que a computação espacial avança, é bem provável que essas telas virtuais se tornem comuns no nosso dia a dia.

Você gostaria que essa tela virtual fosse algo acessível via óculos de RA ou imagina alguma outra forma de interação?

 
Um abraço, prof. Wânia Clemente
Oi, Larissa! A ideia de usar Realidade Aumentada (RA) na experiência de compras é muito interessante! A RA permite a projeção de conteúdos e informações no mundo físico, tornando a interação mais imersiva.

Um ótimo exemplo no setor são os provadores virtuais. Esses espelhos digitais permitem que o cliente visualize como uma peça ficaria em seu corpo sem precisar experimentá-la fisicamente — exatamente como você idealizou.

Tanto a Realidade Aumentada quanto a Realidade Virtual têm o potencial de transformar diversos setores da indústria, incluindo a moda.
A RA tem o poder de unir o digital ao físico, melhorando a experiência do consumidor e trazendo novas oportunidades para o setor.
 
Vale a pena conferir os vídeos abaixo:


Um abraço, prof. Wânia Clemente

12802.1/2025.1 -> Fórum aula 2 -> CRIAÇÃO DE RA -> Re: CRIAÇÃO DE RA

por Wania Clemente -

Olá, Rodrigo! Ideia repleta de solidariedade e afeto: “reunir com meus amigos e família quando não fosse possível estarmos juntos por conta da distância.” (Rodrigo). 

Achei muito interessante sua criação tecnológica, suscita uma nova perspectiva de interação ao mesmo tempo em que contribui de forma inovadora para aproximar pessoas que se amam: ‘estar junto virtualmente’.  

Uma das mais importantes características da RA e RV é a maneira pela qual se faz possível a transformação do foco de interação. A sua proposta possibilita algo muito mais intenso e participativo aos usuários do que uma passiva experiência de rotina afetiva. Você apresenta uma ideia do que acredito ser possível, quando combinamos dois elementos: Realidade Virtual e Realidade Aumentada.  

Acredito que a telepresença em realidade virtual (RV) tem avançado bastante, especialmente com tecnologias como o Microsoft Mesh* e os próprios óculos da Apple, que permitem interações mais imersivas.  

Na verdade, desconheço qualquer aplicação nessa direção em RA. Creio que ainda não estamos no nível dos hologramas de Jornada nas Estrelas, mas já existem protótipos que criam avatares 3D e salas de reunião virtuais com bastante realismo.  

Mas, quando se trata de tecnologia, tudo é possível — até mesmo o teletransporte quântico, uma área em constante evolução que permite o teletransporte de informações. 

Entretanto, na minha opinião, a ideia de reuniões familiares ou encontros sociais em realidade aumentada é muito promissora e tende a ganhar força conforme a tecnologia avança.

Um abraço, prof. Wânia Clemente