Ir para o conteúdo principal
Fórum

FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 2

FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 2

Número de respostas: 13

forum.jpg

Olá pessoal,

Vocês assistiram os dois vídeos que são o material da nossa Aula 2. Tendo isto por base, lanço o seguinte questionamento para todos vocês. Independência ou interdependência?. Para qual lado a balança de vocês pende mais?

Conto com os comentários e leituras críticas de vocês!

Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 2

por Vera Cristina Fernandes -

Conectando...

O processo de globalização começou no mundo a partir da 3ª Revolução Industrial nos anos 70 e no Brasil lá pelos anos 90. Desde então, o uso da tecnologia acelerou e transformou drasticamente a forma e o uso das Comunicações (Internet, Telecomunicações, Informática e Automação Industrial).

O mundo digital, ao mesmo tempo que encurtou as distâncias para o acesso à informação, às tecnologias e aos estudos científicos, multiplicando rapidamente as aplicações para o uso individual e coletivo de bens e serviços de consumo (na sua maioria não são gratuitos e nem mesmo baratos), acabou por impactar a forma de acesso a estes mesmos bens de consumo, provocando um desequilíbrio na balança entre a independência (liberdade de escolha individual) e a interdependência (conexão coletiva de processos, independente da vontade do indivíduo), afetando a equidade das condições de mobilidade social, econômica e política.  

Os valores da tradição com suas certezas deram lugar a uma inovação acelerada, mas repleta de incertezas para além da sobrevivência, uma possibilidade de viver melhor em uma sociedade globalizada, destacando as proposta para resolver as desigualdades de acesso a bens e serviços de tecnologia, o que gerou, ao mesmo tempo, avanços e retrocessos quanto aos direitos básicos de todo cidadão a bens e serviços e acesso igualmente rápido e eficiente à Justiça.

Toda a inovação tecnológica digital veio para facilitar o acesso rápido e livre ao conhecimento produzido por um indivíduo ou um coletivo, assim como a possibilidade de atualização igualmente rápida deste conhecimento que permita que o cidadão possa se informar, refletir e encontrar novas soluções para problemas antigos e recorrentes.

Nesse sentido, refletindo sobre o texto do tema interconexão, tecnologia e globalização, foi possível entender que todo este conjunto de dados, conhecimento da Internet BIG DATA só faz sentido se for analisado e usado para resolução de problemas locais e mundiais buscando uma sustentabilidade, a favor e para o bem comum.

O que remete aos debates e acordos locais e internacionais sobre sustentabilidade, percebendo a ilusão em confiar exclusivamente no resultado da lógica, do uso da tecnologia como ferramenta de controle sobre as nossas vidas e sobre a natureza, já que a programação é feita por pessoas, e a ação humana pode falhar, assim como a programação das máquinas.

A esperança está na possibilidade de minimizar os erros através dos registros dos eventos, aumentar a troca de informações e experiências, a testagem de hipóteses com maior organização e planejamento das etapas até conseguir, finalmente, escolher as melhores ideias e agir com diligência, avaliando as consequências.

Essa reflexão também levanta a questão sobre o valor das demandas sociais e econômicas em relação a sustentabilidade e a interdependência dos indivíduo e sociedade, entre o “Eu” e o “Nós” em relação a Comunicação e a Educação.

Se individualmente sabemos quem somos, mas eventualmente precisamos “convencer” os outros sobre quem somos, nossa trajetória de boas escolhas para alcançarmos nossa autonomia e protagonismo e qualidade de vida. Do mesmo modo, coletivamente precisamos estar conectados para compartilhar o nosso repertório de experiência acadêmica e de vida que possa engajar e “persuadir” o outro na elaboração e participação em um projeto de solução sustentável para um problema local comum a todos.  E nesse caso, o uso positivo das redes sociais como promoção de serviços promovem a informação, divulgação e engajamento.

Considerando a sustentabilidade como um direito básico do cidadão à paz e à democracia, destaco a tentativa de equilíbrio e equidade da balança da independência e interdependência entre o EU e NÓS no exemplo da proposta da AGENDA 2030 (ONU) - Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS 9 e 17) adoção pela ONU  em Setembro/2015.  

Bibliografia complementar:

Bonavides, P. (2008). A quinta geração de direitos fundamentais. Revista Brasileira De Direitos Fundamentais & Justiça2(3), 82–93. Endereço eletrônico: https://doi.org/10.30899/dfj.v2i3.534

 Agenda 2030 - Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável adoção pela ONU (Setembro/2015). Indicadores Brasileiros para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Endereço eletrônico: https://odsbrasil.gov.br/objetivo/objetivo?n=9


Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 2

por Leticia Ribeiro de Sousa -
No mundo atual, tudo e todos estão cada vez mais interconectado. Em vez de optar pela autonomia total, a interdependência permite a colaboração, o compartilhamento de recursos e soluções em conjunto para problemas globais. Escolho a interdependência pois acredito que ela é o caminho para alcançarmos um equilíbrio sustentável e justo - visando o progresso coletivo.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 2

por Rodrigo Bernardino Rodrigues Freire -
Para mim, as tecnologias contemporâneas têm mostrado que ninguém vive só/isolado. Estamos conectados de alguma forma, seja pelo trabalho, pelas redes sociais ou pelas notícias rápidas através do celular. Ainda que a gente presencie a independência, a internet acaba criando uma rede de interações onde as ações de um indivíduo em um local podem ter um resultado direto em outra pessoa que está em outro lugar do mundo. E, à medida que o mundo se torna mais interdependente e colaborativo, o individualismo e a ideia de "cada um por si" estão sendo deixados para trás.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 2

por Mateus Gomes da Silva -
Creio que sou mais interdependente, pois geralmente ela oferece um impacto maior no crescimento e na realização dos objetivos. Gosto muito de absorver conhecimento de quem tem mais experiência e valorizo a troca de conhecimentos e a colaboração, pois acredito que elas enriquecem o processo de aprendizado e conduzem a resultados mais completos e satisfatórios. A interdependência permite que a gente cresça junto com os outros, aproveitando a experiência coletiva para se desenvolver de maneira mais abrangente.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 2

por Luisa Parreira Santos de Oliveira -
Eu acredito mais na Interdependência, quando estamos falando de Independência em um mundo super conectado no contexto de globalização, não faz muito sentido, tendo em vista que os países estão interconectados entre si, não só dentro dessa visão de tecnologias e internet mas também na economia, estamos interligados de diferentes formas.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 2

por Roberta Cafiero Marinho Nassar -
Eu acredito mais na interdependência, o mundo em que vivemos atualmente é conectado de várias maneiras e em diversos assuntos. Atualmente qualquer coisa que você faça na internet por exemplo pode afetar outra pessoa mesmo que ela esteja longe de você. Não vivemos mas na independência e sim na interdependência já que querendo ou não precisamos cada vez mais uns dos outros para evoluir, e isso é possível por conta da interdependência.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 2

por Larissa de Souza Miranda -
Nos dias atuais acredito, onde estamos todos conectados, mesmo sendo estarmos dependendo um dos outros, a balança tende a cair mais para interdependência, onde estamos em relações mútuas uns com os outros em diferentes cenários e situações cotidianas. Mesmo que sejamos independentes, seguindo um conceito de liberdade e autonomia, seguimos nessa interdependência do outro, mesmo que involuntariamente, fugindo do quesito de dependência.

Então, acredito que no meu ponto de vista a interdependência predomina.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 2

por Ana Julia Pedro Santos Ribeiro -
Minha visão está alinhada fortemente com o conceito de interdependência. Pois em um mundo interconectado como o nosso, a colaboração e o suporte entre eu e os outros são mais benéficos e frutíferos do que o esforço sozinho de se fazer completamente independente. A interdependência, enfatizando a conexão e na cooperação, revela mais a complexidade e a profundidade das nossas interações modernas e a rede de conhecimentos que se tece no mundo moderno.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 2

por Raquel Gomes de Oliveira -
Eu concordo com o fato da interdependência; cada vez mais precisamos uns dos outros, seja por uma questão de demanda para garantir os bens mais essenciais entre diferentes sociedades.

Eu vejo isso como algo bom, pois foi benéfico para que não fiquemos presos somente na nossa bolha de convívio social e abriu nossos olhos para ter mais possibilidades.

Enquanto ao conceito de independência revelar que não somos tão iguais assim. Acho que a internet deixa isso bem claro, mostrando como somos diferentes e que, muitas vezes, não existe um bem comum. Vejo como somos fechados e como todos nos consideramos donos da nossa verdade.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 2

por Ana Julia Silveira de Souza -
Interdependência. No mundo atual, a conexão entre pessoas, países e sistemas é inegável. Somos seres sociais, dependemos uns dos outros para crescer e evoluir. No entanto, a independência também é valiosa — um equilíbrio importante que permite autonomia sem desconsiderar o fato de que ninguém vive isolado. É saudável desejar a independência, desde que não se perca de vista a realidade da interdependência.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 2

por Beatriz Jesus da Silva Mesquita -
Apesar de a independência ser boa em alguns casos, devido a globalização, vejo a interdependência como um lado mais atrativo, pois ela possibilita que tenhamos acesso a maiores recursos para inovar no mundo atual.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 2

por Maria Luisa Alves de Melo -
Com toda certeza interdependência. Apesar de a ideia de independência ser totalmente favorável e importante, é necessário compreender que somos seres sociais e necessitamos dessas interações para evoluir e aprender, ou seja, a interdependência também tem a sua importância. Em um mundo cada vez mais interconectado, a interdependência se torna essencial, porque ela valoriza a colaboração e o suporte mútuo, reconhecendo que as conexões e as parcerias são mais produtivas do que o esforço isolado. Enquanto a independência nos dá força para agir por conta própria, a interdependência nos mostra que o sucesso coletivo resulta da cooperação e da troca de conhecimentos.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 2

por Marie Danielle Campeiro Lewis -
Em virtude da atual situação que estamos vivendo hoje(globalização, aquecimento global, consumo desenfreado dos recursos naturais e da internet), minha balança pende mais para a interdependência. Acredito que chave para nos curarmos de tudo que criamos de ruim seja a união, onde devemos nos conectar por uma recíproca dependência, em virtude da qual realizamos as mesmas finalidades pelo auxílio mútuo.