Ir para o conteúdo principal
Fórum

FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 2

FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 2

Número de respostas: 19

forum.jpg

Olá pessoal,

Vocês assistiram os dois vídeos que são o material da nossa Aula 2. Tendo isto por base, lanço o seguinte questionamento para todos vocês. Independência ou interdependência?. Para qual lado a balança de vocês pende mais?

Conto com os comentários e leituras críticas de vocês!

Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 2

por Raphael de Santana Borges -
Eu acredito na independência como resposta. Visto que tudo ficou mais fácil e acessível para todos.
Mas em conflito com o acesso grande acredito que entre algumas cobranças extremas, resultados velozes e cada vez menos a necessidade de humanos operando máquinas. Como todo argumento tem um contra argumento eu também acho que mesmo com toda independência ainda sim dependemos de internet, energia e um "aparelho" no qual usamos para acessar as informações.

por Lucero Alejandra Ipanaque Phang -
Acredito que tendo mais para a interdependência. A medida em que o conhecimento, a economia e a tecnologia de diferentes lugares se tornam mais influenciáveis e influenciadas por outros, as relações sociais com o ambiente externo se tornam mais imprescindíveis. De forma geral para alcançar um objetivo, mesmo que seja pessoal, a execução do plano de uma pessoa se torna indiretamente respaldada pelas atividades de uma estrutura de agentes descohecidos.
Com o avanço das plataformas digitais a facilidade de estabelecer essa conexão pelo mundo virtual elimina qualquer limitação que anteriormente seria delimitante. Por outro lado, os novos modelos de relacionamentos são mais impacientes, rasos e descartáveis, uma vez que as possibilidades de se encontrar novas pessoas para se associar são inúmeras e diversificadas.

por Ana Beatriz Botelho Severo -
Acredito que a balança pende mais para a interdependência, por causa dos sistemas globais cada vez mais complexos e das inovações colaborativas. As plataformas digitais facilitam conexões globais, mas também tornam os relacionamentos mais superficiais e voláteis. A relação mútua entre o conhecimento, economia e a tecnologia influenciam as relações sociais, que são importantes, visto que com o passar do tempo é cada vez mais acessível, de se relacionar com pessoas de qualquer lugar do mundo.

por Melca de Macedo Cypreste -
a minha balança pende mais para a interdependência do que para a independência. Vejo que a economia globalizada, com suas cadeias de suprimento e mercados interconectados, e as tecnologias digitais, que facilitam comunicação e coordenação global, são exemplos claros dessa interdependência. Desafios globais, como mudanças climáticas e pandemias, exigem cooperação internacional, e a trocacultural entre nações reforça ainda mais essa conexão. embora a independência nacional continue a ter seu valor, a realidade atual me mostra que a interdependência é um aspecto dominante e crescente da globalização

por Analide Araujo Barros -
Acredito mais na questão da interdependência, acredito que a ligação e troca de forma recíproca sejam essenciais para a formação dos seres humanos, de forma que o compartilhamento de informações seja benéfico a todos. Assim como as redes globais que compartilham informação, a globalização também é capaz de conectar os povos, mesmo que por vezes estejam distantes, e principalmente “diminuir” essas distâncias, acredito que um bom exemplo seja o avanço de tecnologia, que facilita o compartilhamento de experiências.

por Julia Fatima Alves da Nobrega -
Olá professor e turma!
Bom dia a todos.

A maior parte do nosso dia a dia está conectado com o mundo globalizado: o noticiário ligado na TV, o rádio no carro, a economia, o Spotify no celular e as milhares de redes sociais que utilizamos, seja para lazer ou trabalho. É difícil manter a sua independência porque chegamos a um ponto que precisamos saber de algumas informações em tempo real, como o funcionamento do trânsito, o preço do dólar, ou até mesmo informações futuras, como previsões do tempo.

Durante a recomendação dos vídeos trazidos antes do debate, duas reflexão me ocorreram: a interdependência é inevitável, mas será que ela é de todo modo negativa?

A rapidez com que temos uma notícia hoje agrega muito, mas ao mesmo tempo, acredito que esse excesso de informações que temos alcance hoje também causa ansiedade e transtornos para nossa sociedade, como demonstra o primeiro trailer do documentário Connected (2011) sobre se esconder para ler e-mails.
Ao meu ver, não vejo como algo cem por cento negativo. Entendo que existe uma longa discussão sobre os prós e contras, mas percebo que é extremamente importante prezar pela educação e disseminação do conhecimento para conscientizar cada vez mais as pessoas sobre o bom uso das ferramentas que estão nas nossas mãos.

por Daniel Franco Nigri -
A escolha entre independência e interdependência pode depender do contexto e das prioridades individuais. Para muitas pessoas, a balança tende a pender para a interdependência em várias situações, especialmente em contextos sociais, profissionais e educacionais, onde a colaboração, o apoio mútuo e a troca de conhecimentos são fundamentais.

No entanto, a independência também é valorizada em momentos onde a autonomia, a autossuficiência e a capacidade de tomar decisões individuais são essenciais.

Pessoalmente, para mim, a balança tende a pender mais para a interdependência, pois acredito que a colaboração e o apoio mútuo geralmente levam a resultados mais satisfatórios. No entanto, isso não significa que a independência seja desvalorizada; ela é igualmente importante em momentos de tomada de decisão e crescimento pessoal.
Em resposta à Daniel Franco Nigri

por Tiago Prado Bastos Monteiro -
Acredito que a minha balança pende mais para interdependência visto que pela minha visão é o caminho mais eficaz para um futuro próspero e sustentável em um mundo cada vez mais interconectado. Ao entender que todos somos parte de um sistema global interconectado, podemos criar um mundo onde o trabalho em equipe, a empatia e a responsabilidade compartilhada prevalecem sobre o individualismo e a busca por independência absoluta. Portanto, a interdependência é uma necessidade para enfrentar os desafios da era tecnológica e garantir um futuro melhor para todos.

por Amanda Felippo Pereira Silva -
Acredito que a balança tende mais para a interdependência, pois, em um mundo globalizado, a tecnologia nos mantém ligados em tempo real, trazendo informações extremamente importantes, seja para acompanhar o trânsito, a economia ou simplesmente socializar. No documentário Connected (2011), é explorada a tensão de quando se aborda o impacto da tecnologia na vida cotidiana, ao qual foi destacado, como o excesso de conectividade pode levar à sobrecarga de informações e ansiedade. Porém, acredito que o bom uso das ferramentas tecnológicas, aliado à educação e conscientização, minimizem esses impactos e nos permitam vivermos informados sobre os acontecimentos da sociedade e do mundo.

por Yasmin Mohamed El Gilany -
Para mim a sociedade está, cada vez mais, pendendo para a interdependência por causa da complexidade dos desafios modernos. No mundo atual, especialmente em um ambiente globalizado e digitalmente conectado, ninguém está verdadeiramente isolado. Tanto a economia quanto as relações sociais, culturais e até ambientais mostram que dependemos uns dos outros para prosperar.

por Tito Barros Gomes -
Para mim, ao refletir bastante, vejo que a balança pende, mesmo que não tanto, para a Interdependência. Ao pensar que estamos, cada vez mais, conectados com terceiros, seja física ou virtualmente, as relações são certamente mais externalizáveis do que nunca, o que significa que às vezes se estendem a terceiros e, ao mesmo tempo, relações entre terceiros vai acabar nos afetando. Por isso, ao se pensar no mundo contemporâneo, é difícil imaginar a independência se formos analisar o impacto que cada ato tem em nossa realidade.

por Annike de Britto Ferreira -
Para mim, a balança pende mais para a interdependência. As tecnológias agregam, ao meu ver, nas nossas vidas, juntando e conectando pessoas que estão distantes, trazendo novas informações e conhecimentos e trazendo assim diverosos benefícios.
Em resposta à Annike de Britto Ferreira

por Rayssa Pimentel Nunes -
Gostaria de responder independência, mas a realidade é que vivemos em uma sociedade em que somos interdependentes das conexões fisicas e tecnologicas.

Dependendo de como essa interdependência é administrada não seria algo tão ruim. Mas a ideia de ser dependente de algo, como as redes sociais, é um tanto complicado.

por Luanna de Sena Passos -
Para mim, a balança pende mais para a interdependência, pois através de outras pessoas, seja online ou não, podemos aprender e compartilhar os nossos conhecimentos. Mas já tentei viver somente na independência, e é muito mais difícil, aprender coisas novas desse jeito. Porque como no último vídeo fala, nós temos objetivos em comum com outras pessoas, pois queremos liberdade, felicidade, alimento, água, abrigo, segurança, educação, justiça, esperança, etc. E diante da votação de todos numa eleição, podemos mudar uma realidade social. Parece até uma utopia isso o que acabei de dizer, mas não custa nada sonhar .E entendo que economia, tecnologia e meio ambiente são interdependentes. Entendo a interdependência, porque o que eu digo aqui na rede social, dependendo do comentário, pode ajudar alguém economicamente em um vídeo criado ou não, caso o vídeo seja monetizado . A interdependência é a ajuda de todos, de forma cooperativa.

por Igor Brito dos Santos -
Para mim, a balança pende mais para a interdependência, pois através da conversa  com outras pessoas, seja online ou offline, podemos aprender e compartilhar conhecimentos. Nas eleições, podemos influenciar mudanças sociais com o voto de todos. Pode parecer utópico, mas não custa sonhar. Vejo que economia, tecnologia e meio ambiente também são interdependentes, assim como o que compartilhamos online pode ajudar alguém financeiramente, principalmente em vídeos monetizados. A interdependência é, em essência, cooperação entre pessoas.

por Isaac Costa Meira -
Acredito que a minha balança pende mais para a interdependência. Embora a tecnologia nos ofereça uma sensação de independência, com acesso fácil à informação e maior autonomia, continuamos dependentes de sistemas globais como internet, energia e redes de comunicação. O avanço das plataformas digitais facilita trocas de conhecimento, cultura e economia, tornando essas conexões essenciais. Além disso, a globalização exige colaboração para enfrentar desafios e promover inovações, reforçando a interdependência. No entanto, essa facilidade de conexão pode tornar as relações mais superficiais e instáveis, dada a velocidade e a abundância de novas interações.

por Geovana Pessôa do Nascimento -
É evidente que se chegamos até aqui como humanidade foi graças aos esforços coletivos, então nesse caso a interdependência é fundamental para toda a base social em que vivemos. Certamente, com os avanços da globalização tendendo a modificar nossas relações ao egocentrismo e o individualismo de nós como seres humanos, poderia significar que decidimos escolher viver sob o domínio de independência, entretanto se não tivermos a disposição de se juntar como humanidade para lidar com problemas que surgem então estaremos no nosso fim.

Um grande exemplo de interdependência foi no período de quarentena de 2020, no qual cada um precisou olhar para o mundo para reconhecer a emergência que estávamos enfrentando. E através dos esforços coletivos de cientistas e das medidas de distanciamento, foi possível reverter esse cenário. Então, não há outro cenário em que poderíamos viver independentes, precisamos aprender interdependência.

por Guilherme Velasco Machado de Souza -
Na minha visão, a interdependência prevalece, especialmente com sistemas globais cada vez mais complexos e a inovação colaborativa em alta. Embora as plataformas digitais facilitem o acesso e criem uma sensação de independência, ainda há uma dependência crucial de recursos como internet, energia e dispositivos para acessar informações. Ao mesmo tempo, o ritmo acelerado e as cobranças por resultados rápidos tornam as relações mais efêmeras e superficiais, refletindo tanto a independência quanto a interdependência que coexistem nesse cenário.

por Ana Beatriz Getirana Candou -
Minha resposta pende mais para a interdependência. Acredito que, no mundo globalizado em que vivemos, a cooperação e as trocas entre países, empresas e pessoas são inevitáveis e até benéficas. A independência total é difícil de alcançar, então vejo a interdependência como um equilíbrio necessário para lidarmos melhor com desafios globais.