Ir para o conteúdo principal
Fórum

FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 3

FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 3

Número de respostas: 22

forum.jpg

Olá pessoal,

Vamos debater os temas levantados na aula 3. Uma aula densa, complexa e que dá chances a muitas discussões:

Para fomentar a nossa discussão, lanço a seguinte questão: vocês acham que a globalização, segundo o exposto, é um fenômeno de raízes históricas mais antigas ou característico da contemporaneidade? E qual o papel das tecnologias da informação e comunicação neste processo?

Nos encontramos aqui!

Abraços a todos

Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 3

por Melca de Macedo Cypreste -
Em minha análise, a globalização contemporânea é marcada por uma intensificação e velocidade sem precedentes, impulsionada principalmente pelas tecnologias da informação e comunicação. A internet e os smartphones permitem comunicação instantânea global, enquanto a economia digital e o comércio eletrônico facilitam operações internacionais. As redes sociais conectam indivíduos e culturas rapidamente, e o uso dainteligência artificial transforma a análise e a tomada de decisões. Assim, as tecnologias modernas são essenciais para o avanço e a expansão da globalização atual
Em resposta à Melca de Macedo Cypreste

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 3

por Raphael de Santana Borges -
Muito interessante Melca. Não pensei inteligência artificial mas é um grande marco da tecnologia e influencia na globalização
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 3

por Daniel Franco Nigri -
A globalização é um fenômeno com raízes históricas antigas, mas que se intensificou e tomou novas formas na contemporaneidade. Suas origens podem ser rastreadas até as antigas rotas de comércio, como a Rota da Seda, e as explorações marítimas da Era dos Descobrimentos. No entanto, o que diferencia a globalização contemporânea é a escala e a velocidade com que as conexões globais ocorrem.

As tecnologias da informação e comunicação desempenham um papel crucial nesse processo. Elas permitiram a troca instantânea de informações, a integração econômica e cultural em uma escala sem precedentes e a criação de redes globais que ultrapassam fronteiras geográficas. Elas facilitaram o comércio internacional, a comunicação entre pessoas de diferentes partes do mundo, e a difusão rápida de ideias e culturas, tornando o mundo mais interconectado e interdependente.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 3

por Raphael de Santana Borges -
Bom, Acredito que a Globalização é um fenômeno histórico. Desde a troca de culturas a globalização vem se marcando e se fazendo presente diariamente, e com essa afirmação é contraditório dizer que é característico da contemporaneidade. Acredito também na intensificação do movimento junto com a tecnologia. Com o passar dos tempos ambos andam em grande evolução.
A tecnologia e a comunicação aceleram e fazer a globalização efetivamente acontecer. Apesar de muito amplo, o tema tratado se faz presente na vida de todos aqui presentes.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 3

por Lucero Alejandra Ipanaque Phang -
Acredito que o fenômeno da globalização é estruturado por raízes históricas e na modernidade adquiriu uma ressignificação voltada para o avanço da tecnologia. Na história Antiga, de acordo com a 4ª teoria mencionada na aula as trocas de produtos e ideias, bem como a necessidade de um meio de comunicação para facilitá-las, já estabeleciam os primeiros passos dessa interconexão para as civilizações ao redor do mundo. Nesse contexto, tanto o intercâmbio de mercadorias quanto de conhecimento potencializou esse contato de forma que as interações se tornaram cada vez mais expansivas e abrangentes. Com o passar do tempo tanto os padrões de relacionamento foram moldados por características alheias a cultura local quanto influíram nas trocas externas, aproximando a convencional divisão do mundo em ocidente e o oriente.

Atualmente o termo é mais associado a rapidez e integralização que as plataformas de comunicação, em sua maioria midiáticas, proporcionaram ao nível de socialização humana. É inegável o impacto que as inovações tecnológicas tiveram nas relações ao superar qualquer barreira física e regional e desvinculá-las de um custo específico com o acesso irrestrito à internet, mas à medida que se tornaram um instrumento do progresso também aceleraram processos que teriam o seu percurso natural diante da sua ausência.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 3

por Rayssa Pimentel Nunes -
Pra mim, a globalização tem raízes históricas mais antigas. Mas é nítido que o desenvolvimento de tecnologias, internet tornou-a muito mais rápida e encurtou o tempo que essas informações eram compartilhas e absovidas nos anos anteriores ao desenvolvimento de meios de comunicação mais velozes.
Em resposta à Rayssa Pimentel Nunes

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 3

por Tiago Prado Bastos Monteiro -
Acredito que a globalização tem raízes antigas, mas ganhou características e intensidade inéditas na era moderna. Existem processos de conexão e intercâmbio cultural, econômico e político desde os tempos antigos, com o surgimento de grandes impérios e as primeiras trocas comerciais entre civilizações distantes. No entanto, o papel transformador das tecnologias da informação e comunicação é o que distingue a globalização moderna. Essas novas tecnologias tornaram possível a comunicação instantânea em todo o mundo, acelerando e expandindo significativamente a globalização. Isso criou uma conexão sem precedentes entre indivíduos, empresas e nações que nunca havia sido vista antes.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 3

por Amanda Felippo Pereira Silva -
Na minha visão, a globalização tem raízes bem antigas, mas ganhou um novo nível com a chegada da tecnologia. Civilizações antigas já trocavam produtos e ideias, mas a internet e outras tecnologias de comunicação aceleraram muito essas conexões, deixando tudo mais rápido e acessível. Hoje, graças à tecnologia, o mundo está super conectado, e as trocas de informações e interações acontecem em tempo real e pelo mundo inteiro. Mesmo que a globalização tenha começado lá atrás, as inovações tecnológicas deram uma cara completamente nova a esse processo.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 3

por Yasmin Mohamed El Gilany -
A globalização é um fenômeno com raízes históricas antigas, porém, como os colegas dissertaram, suas características e impactos foram significativamente ampliados e acelerados na contemporaneidade.
Através das TICS (Tecnologia da Informação e Comunicação), esse processo foi impulsionado com o advento da internet, redes sociais e telecomunicações.
Por isso, acredito que a globalização é um fenômeno antigo, porém com as mudança proporcionadas pelas tecnologias modernas tornou-se profundamente transformador, acelerado e ampliado.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 3

por Tito Barros Gomes -
Apesar de concordar que a globalização tem suas raízes históricas antigas, acredito que seja difícil não compreender como um fenômeno característico da contemporaneidade por conta de tamanha interconexão crescente entre pessoas, economias e culturas numa velocidade sem precedentes na história. Ao se pensar nessa velocidade, é fundamental mencionar como as tecnologias aceleram e ampliam a globalização ao facilitar a comunicação que chega a ficar quase instantânea, o comércio entre nações e o acesso a informações de uma maneira bem menos burocrática, conectando pessoas e mercados globalmente.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 3

por Annike de Britto Ferreira -
A globalização é um fenômeno com raízes históricas que remontam à Antiguidade, com o comércio e as trocas culturais entre civilizações antigas. No entanto, o seu caráter e escala mudaram significativamente na contemporaneidade.

Hoje, a globalização é pelas tecnológias da informação e comunicação que aceleram a troca de informações e a circulação de bens e serviços, reduzindo as barreiras geográficas e temporais. Elas permitem uma conecção global, promovem a expansão dos mercados e facilitam trocas culturais e sociaia. Assim, é a era contemporânea, com o avanço das técnologias da informação e comunicação, que moldam suas características atuais.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 3

por Ana Beatriz Botelho Severo -
Na minha concepção a globalização tem raízes históricas antigas, com trocas entre povos ocorrendo desde sempre, mas acho que se intensificou na contemporaneidade devido às tecnologias de informação e comunicação . Essas tecnologias aceleraram e ampliaram as conexões globais, permitindo uma comunicação em instantes, integração econômica e acesso rápido à informação, tornando o mundo mais interconectado do que antes.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 3

por Julia Fatima Alves da Nobrega -
Bom dia, professor e colegas de turma!
Como está exposto nas leituras antes da discussão, é uma reflexão densa e passível de contra argumentos. Ao meu ver, apesar de concordar com os colegas sobre as raízes antigas da globalização, percebo que houveram drásticas mudanças na contemporaneidade ao suprimir fronteiras e relações sociais de uma maneira extraordinária, ligando economia, cultura e até questões sanitárias - como visto durante a pandemia da Covid-19.
As tecnologias da informação e comunicação podem exercer dois papéis no processo de globalização, ora são aliadas, unindo pesquisadores, intelectuais e gênios de diferentes localidades, ora como inimigas; Como bem lembrado pelos colegas do fórum, a Inteligência Artificial é uma inovação que deixa rastros sombrios e auxilia na propagação do fenômenos como, as Fake News e o plágio.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 3

por Igor Brito dos Santos -
Bem, acredito que a partir do momento que os avanços tecnológicos contribuem para o aumento da globalização, creio que seja um fenômeno de raízes históricas. Uma ilustração que meu professor de geografia gostava de apresentar era uma metafórica redução da distância entre os países no mapa mundi, fruto da globalização. Portanto, no meu entendimento, quanto mais avançada são as tecnologias maior é o avanço da globalização
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 3

por Isaac Costa Meira -
A globalização tem raízes históricas que remontam à Antiguidade, com rotas comerciais e trocas culturais, mas o que a caracteriza na contemporaneidade é a magnitude e a velocidade das conexões, amplificadas pelas tecnologias da informação e comunicação. A internet, smartphones e redes sociais possibilitam comunicação instantânea e facilitam o comércio e interações culturais. Essas inovações eliminam barreiras geográficas, promovem trocas imediatas e conectam pessoas globalmente. Portanto, embora a globalização tenha origens antigas, sua forma atual é essencialmente moldada pelas tecnologias contemporâneas.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 3

por Geovana Pessôa do Nascimento -
Considero que as raízes da globalização já tenham influências mais antigas como debatidos nos textos, a invenção da roda, da escrita, se tornaram marcos para uma séries de transformações as quais impactaram diretamente no modo de viver. Eventualmente com o avanço da modernidade o papel das tecnologias nesse caminho foram essenciais para essas mudanças e ficaram ainda mais aperfeiçoadas consequentemente alterando a interconexão entre as pessoas e a forma como cada um se entendia no mundo. Embora a rapidez dos meios de comunicação estejam constantemente nos aproximando de outras pessoas e culturas, por outro estamos presenciando relacionamentos humanos se modificando até o ponto em que afetos e as demais conexões beiram a superficialidade. Um dos problemas que a globalização trouxe.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 3

por Guilherme Velasco Machado de Souza -
A globalização tem origens históricas antigas, com as trocas comerciais e culturais acontecendo entre civilizações há séculos. No entanto, ela se intensificou consideravelmente na era contemporânea, graças ao avanço das tecnologias de informação e comunicação. Essas inovações não apenas aceleraram a circulação de informações, bens e serviços, mas também reduziram significativamente as barreiras geográficas e temporais. Isso permitiu uma conexão global quase instantânea, ampliando mercados, facilitando a integração econômica e promovendo trocas culturais de forma mais rápida e abrangente do que em qualquer outro momento da história.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 3

por Luanna de Sena Passos -
Eu acredito que a globalização é característico da contemporaneidade, por conta da intensificação das relações sociais mundiais, que ligam localidades distantes, de maneira que os acontecimentos locais são modificados por eventos ocorridos em locais distantes e vice versa. E com a Internet isso ocorre mais rápido. E a tecnologia da informação e comunicação nesse processo são os meios pelo qual a globalização ocorre. Porque é através dos computadores pessoais e da Internet , que existe o contato com as pessoas em lugares distantes.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 3

por Ana Beatriz Getirana Candou -
Acho que a globalização tem raízes bem antigas, desde as rotas de comércio e as colonizações, que já conectavam culturas e economias pelo mundo. Mas, com certeza, é na contemporaneidade que ela se intensifica de verdade, especialmente por causa das tecnologias de informação e comunicação. Essas tecnologias fazem a globalização acontecer muito mais rápido, diminuindo distâncias e facilitando o fluxo de informações e produtos em tempo real. Hoje, elas são fundamentais não só para o comércio global, mas também para conectar culturas e mudar nossa forma de interagir e consumir.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 3

por Stephen de Sousa da Silva -
A globalização é um processo social multidimensional de longa duração, é um fenômeno de raízes históricas antigas. A ascensão de tecnologias digitais transformaram drasticamente o fluxo de informação, afetando diretamente o comércio e as interações sociais, acelerando esse processo e atribuindo novas características e dinâmicas a essas respectivas interações. Agora, independentemente de sua origem, o papel das tecnologias da informação e comunicação, hoje, é central na configuração moderna da globalização. Não é "isolado" ou "aleatório" a forma que amplificam as interdependências econômicas e culturais, pois também consolidam estruturas de poder globais ao favorecer corporações e elites transnacionais. A globalização acoplada às atuais tecnologias de informação e comunicação, nesse contexto, não pode ser separada de sua funcionalidade como um instrumento do capital.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 3

por Bruna Muller Fontenelle -
A globalização, enquanto um fenômeno tão complexo e multifacetado, pode sim ser entendida como algo de raízes históricas mais antigas. No entanto, da forma como percebemos hoje, a maneira como esta impacta no nosso cotidiano de forma tão rápida e intrínseca é uma característica muito forte da atualidade. Acredito que o mundo sempre teve tendências da globalização, visto que sociedades poderiam ser descobertas umas pelas outras e trocar informações, saberes e cultura. No entanto, é no mundo da hiperconexão que a globalização prospera como uma forma de organização quase que "oficial". Nesse sentido, o papel da comunicação e das tecnologias da informação é justamente potencializar a globalização, garanti-la em seu máximo.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 3

por Hiago Thomaz Soares -
De fato, a globalização é um fenômeno de raízes históricas, como bem explicado no segundo texto, mas foi um processo ressignificado e potencializado após as evoluções tecnológicas, que possibilitaram conexões instantâneas. Um exemplo são as compras online, por meio dos aplicativos de smartphone, serem incomparavelmente mais práticos e confortáveis do que processos mais antigos de compra e venda, ou trocas (escambo).