Ir para o conteúdo principal
Fórum

FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 3

FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 3

Número de respostas: 12

forum.jpg

Olá pessoal,

Vamos debater os temas levantados na aula 3. Uma aula densa, complexa e que dá chances a muitas discussões:

Para fomentar a nossa discussão, lanço a seguinte questão: vocês acham que a globalização, segundo o exposto, é um fenômeno de raízes históricas mais antigas ou característico da contemporaneidade? E qual o papel das tecnologias da informação e comunicação neste processo?

Nos encontramos aqui!

Abraços a todos

Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 3

por Melca de Macedo Cypreste -
Em minha análise, a globalização contemporânea é marcada por uma intensificação e velocidade sem precedentes, impulsionada principalmente pelas tecnologias da informação e comunicação. A internet e os smartphones permitem comunicação instantânea global, enquanto a economia digital e o comércio eletrônico facilitam operações internacionais. As redes sociais conectam indivíduos e culturas rapidamente, e o uso dainteligência artificial transforma a análise e a tomada de decisões. Assim, as tecnologias modernas são essenciais para o avanço e a expansão da globalização atual
Em resposta à Melca de Macedo Cypreste

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 3

por Raphael de Santana Borges -
Muito interessante Melca. Não pensei inteligência artificial mas é um grande marco da tecnologia e influencia na globalização
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 3

por Daniel Franco Nigri -
A globalização é um fenômeno com raízes históricas antigas, mas que se intensificou e tomou novas formas na contemporaneidade. Suas origens podem ser rastreadas até as antigas rotas de comércio, como a Rota da Seda, e as explorações marítimas da Era dos Descobrimentos. No entanto, o que diferencia a globalização contemporânea é a escala e a velocidade com que as conexões globais ocorrem.

As tecnologias da informação e comunicação desempenham um papel crucial nesse processo. Elas permitiram a troca instantânea de informações, a integração econômica e cultural em uma escala sem precedentes e a criação de redes globais que ultrapassam fronteiras geográficas. Elas facilitaram o comércio internacional, a comunicação entre pessoas de diferentes partes do mundo, e a difusão rápida de ideias e culturas, tornando o mundo mais interconectado e interdependente.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 3

por Raphael de Santana Borges -
Bom, Acredito que a Globalização é um fenômeno histórico. Desde a troca de culturas a globalização vem se marcando e se fazendo presente diariamente, e com essa afirmação é contraditório dizer que é característico da contemporaneidade. Acredito também na intensificação do movimento junto com a tecnologia. Com o passar dos tempos ambos andam em grande evolução.
A tecnologia e a comunicação aceleram e fazer a globalização efetivamente acontecer. Apesar de muito amplo, o tema tratado se faz presente na vida de todos aqui presentes.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 3

por Lucero Alejandra Ipanaque Phang -
Acredito que o fenômeno da globalização é estruturado por raízes históricas e na modernidade adquiriu uma ressignificação voltada para o avanço da tecnologia. Na história Antiga, de acordo com a 4ª teoria mencionada na aula as trocas de produtos e ideias, bem como a necessidade de um meio de comunicação para facilitá-las, já estabeleciam os primeiros passos dessa interconexão para as civilizações ao redor do mundo. Nesse contexto, tanto o intercâmbio de mercadorias quanto de conhecimento potencializou esse contato de forma que as interações se tornaram cada vez mais expansivas e abrangentes. Com o passar do tempo tanto os padrões de relacionamento foram moldados por características alheias a cultura local quanto influíram nas trocas externas, aproximando a convencional divisão do mundo em ocidente e o oriente.

Atualmente o termo é mais associado a rapidez e integralização que as plataformas de comunicação, em sua maioria midiáticas, proporcionaram ao nível de socialização humana. É inegável o impacto que as inovações tecnológicas tiveram nas relações ao superar qualquer barreira física e regional e desvinculá-las de um custo específico com o acesso irrestrito à internet, mas à medida que se tornaram um instrumento do progresso também aceleraram processos que teriam o seu percurso natural diante da sua ausência.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 3

por Rayssa Pimentel Nunes -
Pra mim, a globalização tem raízes históricas mais antigas. Mas é nítido que o desenvolvimento de tecnologias, internet tornou-a muito mais rápida e encurtou o tempo que essas informações eram compartilhas e absovidas nos anos anteriores ao desenvolvimento de meios de comunicação mais velozes.
Em resposta à Rayssa Pimentel Nunes

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 3

por Tiago Prado Bastos Monteiro -
Acredito que a globalização tem raízes antigas, mas ganhou características e intensidade inéditas na era moderna. Existem processos de conexão e intercâmbio cultural, econômico e político desde os tempos antigos, com o surgimento de grandes impérios e as primeiras trocas comerciais entre civilizações distantes. No entanto, o papel transformador das tecnologias da informação e comunicação é o que distingue a globalização moderna. Essas novas tecnologias tornaram possível a comunicação instantânea em todo o mundo, acelerando e expandindo significativamente a globalização. Isso criou uma conexão sem precedentes entre indivíduos, empresas e nações que nunca havia sido vista antes.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 3

por Amanda Felippo Pereira Silva -
Na minha visão, a globalização tem raízes bem antigas, mas ganhou um novo nível com a chegada da tecnologia. Civilizações antigas já trocavam produtos e ideias, mas a internet e outras tecnologias de comunicação aceleraram muito essas conexões, deixando tudo mais rápido e acessível. Hoje, graças à tecnologia, o mundo está super conectado, e as trocas de informações e interações acontecem em tempo real e pelo mundo inteiro. Mesmo que a globalização tenha começado lá atrás, as inovações tecnológicas deram uma cara completamente nova a esse processo.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 3

por Yasmin Mohamed El Gilany -
A globalização é um fenômeno com raízes históricas antigas, porém, como os colegas dissertaram, suas características e impactos foram significativamente ampliados e acelerados na contemporaneidade.
Através das TICS (Tecnologia da Informação e Comunicação), esse processo foi impulsionado com o advento da internet, redes sociais e telecomunicações.
Por isso, acredito que a globalização é um fenômeno antigo, porém com as mudança proporcionadas pelas tecnologias modernas tornou-se profundamente transformador, acelerado e ampliado.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 3

por Tito Barros Gomes -
Apesar de concordar que a globalização tem suas raízes históricas antigas, acredito que seja difícil não compreender como um fenômeno característico da contemporaneidade por conta de tamanha interconexão crescente entre pessoas, economias e culturas numa velocidade sem precedentes na história. Ao se pensar nessa velocidade, é fundamental mencionar como as tecnologias aceleram e ampliam a globalização ao facilitar a comunicação que chega a ficar quase instantânea, o comércio entre nações e o acesso a informações de uma maneira bem menos burocrática, conectando pessoas e mercados globalmente.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 3

por Annike de Britto Ferreira -
A globalização é um fenômeno com raízes históricas que remontam à Antiguidade, com o comércio e as trocas culturais entre civilizações antigas. No entanto, o seu caráter e escala mudaram significativamente na contemporaneidade.

Hoje, a globalização é pelas tecnológias da informação e comunicação que aceleram a troca de informações e a circulação de bens e serviços, reduzindo as barreiras geográficas e temporais. Elas permitem uma conecção global, promovem a expansão dos mercados e facilitam trocas culturais e sociaia. Assim, é a era contemporânea, com o avanço das técnologias da informação e comunicação, que moldam suas características atuais.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO: AULA 3

por Ana Beatriz Botelho Severo -
Na minha concepção a globalização tem raízes históricas antigas, com trocas entre povos ocorrendo desde sempre, mas acho que se intensificou na contemporaneidade devido às tecnologias de informação e comunicação . Essas tecnologias aceleraram e ampliaram as conexões globais, permitindo uma comunicação em instantes, integração econômica e acesso rápido à informação, tornando o mundo mais interconectado do que antes.