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Fórum

Fórum 1 - Atividade de participação obrigatória para avaliação (02 a 13/09)

Condições de conclusão
Vencimento: segunda-feira, 2 set. 2024, 08:00

 Prezados alunos

De acordo com o programa e o calendário da disciplina que está disponibilizado no primeiro tópico da sala de aula, estou abrindo o primeiro fórum para conversarmos sobre as primeiras aulas, seu conteúdo e as reflexões que podemos fazer, neste ponto do percurso. Portanto, vamos a isso!

QUESTÃO PARA O FÓRUM 1 – aberto de 02 a 13 de setembro de 2024

Podemos observar, ao longo da história da evolução tecnológica, que temos grandes marcos de mudança no modelo de organização da sociedade, quase sempre associadas ao surgimento das tecnologias relacionadas aos processos de comunicação: a escrita, o tipógrafo, o rádio, o telefone, a TV e as tecnologias digitais. Todas elas se caracterizam como tecnologias de comunicação que envolvem novas formas de uso da linguagem humana. (AULA 1)

A mudança para um modelo de sociedade que se estrutura com base no acesso à informação impõe uma nova relação com o saber e com o conhecimento. Nesse novo modelo, o processamento da informação se dá de forma dinâmica. Somos expostos a ela de diferentes formas, a todo o tempo. Na contemporaneidade, com a velocidade das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTICs), como não existe a possibilidade de assimilação de todas as informações que recebemos, faz-se necessário um processo de seleção e categorização, que não estamos acostumados a fazer. (AULA 2)

Todavia, a nossa condição quase sempre foi a de usuário, de consumidor dessas tecnologias. Na lógica do modelo capitalista, o sujeito não detém os meios de produção nem com o uso da tecnologia, nem produz conhecimento novo a partir dela, necessariamente, como condição. Os tempos podem ter mudado, mas o que precisamos refletir é se ainda somos mero consumidores, mas agora, não de produtos “manufacturados”, mas principalmente de informações, cujo acesso nos é “permitido” por meio da tecnologia. Hoje, somos consumidores de aparatos tecnológicos que nos fornecem informação em um volume e em uma velocidade que não somos capazes de processar, plenamente. (AULA 4)

A partir da leitura destes trechos das aulas, podemos estabelecer uma reflexão sobre dois aspectos extremamente relevantes para a nossa vida produtiva, descritos a seguir.

O primeiro: quais são as relações de poder que se estabelecem quando olhamos o sujeito como consumidor passivo da informação disponibilizada na rede, amplamente e assume a responsabilidade da sua disseminação sequencial, sem verificação, filtro ou checagem? A que ou a quem ele serve, neste papel?

O segundo: como romper com o “efeito manada” produzido pela rede e passar a produzir conhecimento com a informação, ao invés de apenas consumir? Como se tornar agente de transformação neste mesmo contexto da utilização da tecnologia, no qual somos atropelados por um volume de informação que não nos permite sempre filtrar, checar ou verificar, para decidir o que faremos com o que nos chega? 

Vocês podem escolher responder as perguntas propostas ou podemos produzir um breve texto no qual sua perspectiva sobre estes dois pontos seja apresentada. Vamos pensar em pelo menos umas 15 linhas?!

Porém, é indispensável que seu texto não seja somente “opinativo”, é preciso que você utilize o material das aulas, textos e links (entrevista de Castells ou filme) ou ainda, material que tenham lido ou estudado nos cursos de vocês, fundamentar as suas afirmações ou proposições. Afinal, se estamos tratando da produção de conhecimento, vamos fazer isso na prática, para além dos “achismos” que estamos acostumados a ver diariamente nos grupos de whatsapp e nas redes sociais.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


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Marta Cardoso de Lima da Costa Rêgo
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