Ir para o conteúdo principal
Página

SOBRE A NETIQUETA

Netiqueta

Olá pessoal,

Continuando a nossa aula de abertura, abordo agora um tema importante que perpassa qualquer relação educacional (e interpessoal) ocorrida via mediação tecnológica: a netiqueta. Este tema abrange as formas de comportamento nas redes sociais, na vida digital e também na relação entre alunos e professores nos ambientes virtuais de aprendizagem. Tal como ocorre no mundo real, saber comportar-se nas plataformas online de interação é de fundamental importância para a manutenção do nível adequado de civilidade, respeito e tolerância, além de proporcionar ao participante níveis cada vez maiores de civilidade e adequação ao convívio social - seja este no mundo real ou no mundo digital.
Digo isto porque, diferentemente do que ocorre nas redes sociais, onde o assédio moral, ociberbullying, a ofensa, o uso de palavras de baixo calão, o comportamento de haters, o porn revenge e outros comportamentos socialmente inadequados ocorrem com frequência, na educação com mediação tecnológica tais comportamentos não apenas são inadequados como devem ser combatidos com firmeza.
As normas de gentileza e cortesia na internet foram denominadas de netiqueta, sendo válidas para diferentes tipos de plataformas digitais onde seja esperada a interação social. Pelo fato dessas interação ser de natureza não presencial, é muito comum na internet o surgimento de mal entendimentos a partir de palavras mal colocadas, colocações mais fortes e até mesmo a ocorrência de ofensas e ataques verbais diretos.
Como professor da disciplina e moderador desse blog, sou responsável por zelar pela boa convivência entre os participantes. Logo, frases ofensivas, comentários que façam qualquer tipo de discriminação de cor, credo, de gênero e orientação sexual não serão aqui permitidas, reservando-me o direito de excluí-las dos comentários.

Vale o lembrete de mantermos esse espaço educativo como produtivo, acolhedores, tolerante à divergência e à diferença de opiniões, além de prazeroso e recompensador para todos nós. È preciso que zelemos por ele assim como zelamos pelos nossos espaços familiares e domésticos. Tolerância ao outros, respeito mútuo e cordialidade são a expressão máxima do pensamento democrático. Entretanto, isso não significa que o debate, a discordância produtiva e a crítica não devam ocorrer. Pelo contrário, estamos em um ambiente universitários onde a regra geral é a troca de ideias! Porém, este deve ser mantido em níveis elevados de civilidade e cordialidade. Não acham?

Portanto, proponho que todos nós cuidemos desse espaço como se fosse, além da sala de aula, uma extensão de nossas casas.


Para leitura, indico um texto que estabelece algumas diretrizes básicas para a netiqueta e outras dicas para um comportamento online adequado. Não deixem de ler, e o tenham como referência quando forem estabelecer relações com os seus colegas.
Abraços a todos