Olá pessoal,
Estamos na primeira semana da nossa disciplina, onde a ambientação do aluno a esta modalidade educacional é de fundamental importância para que ele aproveite da melhor maneira possível essa experiência.
O objetivo deste tópico é esclarecer algumas questões frequentes que surgem quando cursamos disciplinas com mediação tecnológica.
A não-presencialidade e a mediação tecnológica impõem ao aluno um conjunto diverso (e novo) de desafios. A primeira delas reside na capacidade de organização do tempo de leitura, reflexão e participação nas atividades propostas. A segunda envolve a auto-disciplina, uma vez que a tarefa do processo educacional repousa bastante no engajamento do aluno ao longo do curso. Por último, a motivação, o foco e a concentração
Se o papel do aluno sofre uma alteração, passando da tradicional passividade para uma atuação mais proativa, engajada e participativa, o papel do professor também é impactado. Se antes o último era o detentor do conhecimento e dono de uma posição de poder verticalizada, a mediação tecnológica o leva a ser muito mais um fomentador da discussão, um proponente dos temas, um provocador do debate, incentivando o aluno a refletir, debater, criticar. Ou seja, o professor deixa de ser um mero transmissor de conhecimento, tornando-se um mentor dos seus alunos.
Para finalizar a nossa aula inaugural, indico um texto que discute as causas e as formas de se evitar uma das principais questões quando o assunto é a educação com mediação tecnológica: a evasão discente. Neste texto, irei iniciar a nossa prática de fóruns da disciplina, onde lançarei algumas questões para vocês comentarem.
Não se esqueçam de participar dos fóruns, pois estes contam como nota na avaliação final da disciplina.
Abraços a todos, boa leitura e até a aula 2.