A partir das leituras dos comentários dos colegas no fórum 3,
Mediante a leitura dos comentários dos colegas no fórum "O que a internet está fazendo com o nosso cérebro?" acredito que o grande destaque são os comentários sobre o ensino aprendizagem. Aprendemos de forma mais rápida e eficiente, mas não memorizamos e raciocinamos como antes. Antes da internet, a necessidade de sermos multifacetados era gigantesca, nas atividades mais básicas do dia a dia, calcular compra de mercado, lembrar do número do bonde, do ônibus, número de telefone, nomes de ruas. Nossa memória não é a mais a mesma, nossa capacidade de concentração também não e necessitamos cada vez de mais estímulos para concluir o dia. Nossa capacidade de sociabilidade acaba seguindo o mesmo caminho.
Vocês não tem a sensação que embora nos tornamos cada vez mais CONECTADOS, somos mais distantes? Muitos de nós passam muito mais tempo vendo vídeos no instagram, tiktok, youtube, vendo série e pouco tempo conversando em si, com nossos amigos, namorades, familiares. E mesmo nessa dinâmica, ao ver um filme, não conseguimos apenar ver o filme, mas temos que pausar várias vezes pra fazer diversas outras coisas.
Mas como salientado tantas vezes pela professora Wânia, a Internet "não é apenas mais um mundo virtual, é uma dimensão ampliada da realidade que permeia nossas vidas". É um mecanismo indissociável da nossa vida. Uma extensão. Nessa disciplina, e em tantas outras ofertadas pelo Instituto, podemos perceber um mundo de também, novas oportunidades que tentam acompanhar as modificações causadas pela internet e seus usos. Já que mudamos nossa forma de ensino aprendizagem, por que não modificar a forma que nos é ensinado? Não podemos mais viver sem a internet e os avanços trazidos por ela. O que podemos fazer é tentar formar um mundo no qual ela nos abrace e sejamos contemplados de forma BENÉFICA por ela.