Por meio da minha leitura do fórum 6, percebi que majoritariamente meus colegas trouxeram observações semelhantes.
Sobre os ambientes de aprendizagem pessoal (PLEs), além de mim outros alunos dessa disciplina levantaram que, esse método educacional colabora para uma relação menos “engessada” de aluno para professor e visse versa, além de propor inovações no ambiente escolar tornando-o mais dinâmicos, por meio de algumas ferramentas e recursos como as redes sociais, blogs, podcasts, cursos online e aplicativos de curadoria de conteúdo. Deixando o aprendizado menos maçante.
Ainda sobre os PLEs foi também trazido a observação crítica do autor George Siemens, que diz que esse método pode ocasionar desfoco dentro da educação já que propõe que os alunos sejam mais livres, quando trazem seus próprios ideais e raciocínios para dentro de aula, mesclando abordagens na qual deseja estudar. No mais Recursos Educacionais Abertos (REAs) transformam o ambiente escolar em um espaço inclusivo e de fácil acesso, além de propor uma dinâmica que traga o aluno para uma autonomia dentro do ensino e uma interação comunicativa e frequente entre professor e aluno.
Por tanto meus colegas, assim como eu, acreditam que esse meio de educar seja um futuro promissor, visando um melhor ambiente estudantil, uma relação mais atenciosa de professor e aluno, além é claro de uma visão ao aluno além do instituto escolar, como um ser que também possa trazer conhecimento para sala de aula.