Ir para o conteúdo principal

Programação

  • FÓRUM DE APRESENTAÇÃO - OBRIGATÓRIO

    • Olá, pessoal!

      Sejam bem-vindos ao nosso curso.

      Para iniciar o percurso, vamos nos apresentar para que possamos nos conhecer um pouco e, ao longo dos nossos estudos, debates e conversas, trocarmos ideias com a compreensão do contexto em que cada um se encontra. Facilita o trabalho e aproxima...

      Vou começar por mim, mas ao invés de colar um CV da plataforma Lattes, prefiro contar um pouco da minha história, principalmente no estudo e no trabalho com as tecnologias digitais, nos processos de aprendizagem.

      Marta Rêgo, ex-aluna e professora da UERJ, com uma história de quase 30 anos de casa e um tanto mais de profissão. Sou professora, desde muito cedo, mas estive fora da Educação por alguns anos - queria conhecer o mundo fora da sala de aula - retornei para o magistério, retomei os estudos e segui a carreira acadêmica: Mestrado em Educação, na virada do milênio, já com foco na Educação a Distância e nas tecnologias educacionais em um tempo que os colegas quase nos apedrejavam quando falávamos disso...o "futuro". Nesta época fiz parte do grupo de pesquisa que desenhou e implementou o primeiro curso de graduação a distância no Brasil, representando a UERJ no Consórcio CEDERJ...já se vão 21 anos do início do primeiro curso...

      Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana, continuei a estudar as políticas públicas para a Educação a Distância, com foco na formação de professores. Nesse meio tempo, trabalhei como professora convidada e coordenadora na Fundação Getúlio Vargas, para os cursos de MBA, também fui coordenadora adjunta de tutoria no programa FGV Online. Foi quando eu descobri a Educação Corporativa, a consultoria em projetos para RH (desenvolvimento humano) em diferentes empresas no Brasil e fora do Brasil.

      Tenho 2 filhas, 2 netos, sou carioca, adoro praia, o Flamengo, o Salgueiro, gosto de esportes, principalmente vôlei, assisto futebol quando o jogo é bom, faço atividade física para continuar a envelhecer com saúde, porque gente "antiga" tem que fazer mesmo é musculação... acreditem!

      A vez agora é de vocês, não deixem de dizer o nome e como gostam de ser chamados, curso, período e o que mais quiserem contar....

      O fórum ficará aberto !


  • Atenção: documento importante para baixar

  • AULA 1 – O HOMEM E A TECNOLOGIA

    • Pessoal

      Segue o link do Youtube para assistir ao filme "Tempos Modernos", citado na aula 1. Minha sugestão é assistirem o para uma reflexão a partir da crítica que o Chaplin faz ao modelo Industrial Capitalista, de sua época...a força da técnica e das máquinas, como forma de domínio...

      Para quem gosta, é um clássico. Bom filme!

  • AULA 2 – A ACELERAÇÃO DAS MUDANÇAS

  • AULA 3 – ESTUDANDO AS PROPOSIÇÕES DE CASTELLS

  • AULA 4 – INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

  • AULA 5 – INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO

    • Olá, pessoal

      Segue um texto sobre o autor mencionado na Aula 5 que é de fácil leitura, e trata do tema sob a ótica da Psicologia.

      Apesar das pesquisas realizadas tivessem o foco na aprendizagem infantil, hoje sabemos que este processo se repete diariamente e nos acompanha pela vida toda. É desta maneira que aprendemos, desde as coisas mais simples até a resolução de problemas complexos.

      É interessante até para quem tem ou pretende ter filhos mais tarde...

      Boa leitura!


    • Olá a todos

      Segue um link com vídeos de alguns experimentos de Piaget, para ver na prática como funciona o processo de desenvolvimento da inteligência.

      Recomendo que vejam, em especial, o experimento com as moedas que começa no 0.59 e não é demorado. É muito interessante para compreendermos a evolução do pensamento lógico e da própria inteligência. Mesmo com a narração em Inglês é fácil compreender...

      Divirtam-se!


  • AULA 6 – AS TRANSFORMAÇÕES E SEUS IMPACTOS

    • Olá, turma.

      Segue o PDF do livro do Castells que utilizei como suporte para nossa disciplina e uma boa parte dos meus estudos de mestrado e doutorado.

      Quem tem interesse pelo tema vai gostar, com certeza.

      No livro a discussão sobre os impactos das transformações impulsionadas pela evolução das tecnologias é mais densa e mais aprofundada,

      Boa leitura!

  • ATIVIDADE 1 E FÓRUM 1

    • Atividade individual 1  

      (Entregar a resposta em formato word por e-mail) martalimarego@yahoo.com.br

      Questão única

      O processo de transformação do modelo de sociedade industrial capitalista para o modelo de sociedade do Informacionismo, segundo Castells (2001), produziu impactos em diferentes esferas como: a cultura, a política e a economia.  Castells também apresenta uma proposição de que a rede estaria organizada em 4  camadas distintas e com propósios diferentes.

      Por outro lado, no capítulo 1 de seu livro “Cibercultura”, Pièrre Levy apresenta uma proposição diferente de Castells, quando à questão do “impacto” das tecnologias na sociedade, porém, apresenta ideias convergentes, no que diz respeito às mudanças causadas pela tecnologia, nas diferentes esferas da vida do indivíduo e do funcionamento da sociedade como um todo.

      A partir dos textos das aulas, especialmente nas aulas que tratam da proposição de Castells e no capítulo 1 do livro Cibercultura, escreva um texto que tenha entre 2 e 3 páginas, abordando os seguintes pontos:

      1. Descreva quais são os pontos em comum e os pontos divergentes na visão dos dois autores apresentados, quando à questão do impacto e às mudanças impulsionadas pelas novas tecnologias;
      2. Descreva quais são os principais impactos e as consequentes mudanças nas 3 áreas indicadas pelos 2 autores: indivíduo, sociedade e cultura, considerando elementos como, por exemplo: a globalização, acesso às tecnologias de informação e comunicação (TICs), recursos tecnológicos digitais que permitem o acesso e a convergência de informações, a quase todos.

      Dicas importantes para a realização da sua actividade:

      O seu texto não deve ser um texto meramente opinativo, é preciso demonstrar o domínio dos conceitos apresentados nas aulas, bem como uma reflexão que estabeleça um diálogo entre o conteúdo das aulas e o texto escolhido por você para ser a base de sua produção textual.

       Indique, obrigatoriamente, ao final de seu texto a fonte de texto escolhido para dialogar com as aulas: título, autor, ano, obra, ou o link completo da internet no qual ele foi encontrado, revista, evento de referencia (conferência, seminário, etc.).

       Salve o arquivo com o seu NOME e TURMA  ex: MEU NOME A1 TURMA x

      Envie a sua atividade por e-mail: martalimarego@yahoo.com.br