Olá, pessoal!
Sejam bem-vindos ao nosso curso.
Para iniciar o percurso, vamos nos apresentar para que possamos nos conhecer um pouco e, ao longo dos nossos estudos, debates e conversas, trocarmos ideias com a compreensão do contexto em que cada um se encontra. Facilita o trabalho e aproxima...
Vou começar por mim, mas ao invés de colar um CV da plataforma Lattes, prefiro contar um pouco da minha história, principalmente no estudo e no trabalho com as tecnologias digitais, nos processos de aprendizagem.
Marta Rêgo, ex-aluna e professora da UERJ, com uma história de quase 30 anos de casa e um tanto mais de profissão. Sou professora, desde muito cedo, mas estive fora da Educação por alguns anos - queria conhecer o mundo fora da sala de aula - retornei para o magistério, retomei os estudos e segui a carreira acadêmica: Mestrado em Educação, na virada do milênio, já com foco na Educação a Distância e nas tecnologias educacionais em um tempo que os colegas quase nos apedrejavam quando falávamos disso...o "futuro". Nesta época fiz parte do grupo de pesquisa que desenhou e implementou o primeiro curso de graduação a distância no Brasil, representando a UERJ no Consórcio CEDERJ...já se vão 21 anos do início do primeiro curso...
Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana, continuei a estudar as políticas públicas para a Educação a Distância, com foco na formação de professores. Nesse meio tempo, trabalhei como professora convidada e coordenadora na Fundação Getúlio Vargas, para os cursos de MBA, também fui coordenadora adjunta de tutoria no programa FGV Online. Foi quando eu descobri a Educação Corporativa, a consultoria em projetos para RH (desenvolvimento humano) em diferentes empresas no Brasil e fora do Brasil.
Tenho 2 filhas, 2 netos, sou carioca, adoro praia, o Flamengo, o Salgueiro, gosto de esportes, principalmente vôlei, assisto futebol quando o jogo é bom, faço atividade física para continuar a envelhecer com saúde, porque gente "antiga" tem que fazer mesmo é musculação... acreditem!
A vez agora é de vocês, não deixem de dizer o nome e como gostam de ser chamados, curso, período e o que mais quiserem contar....
O fórum ficará aberto !
Olá turma, façam o download do arquivo e fiquem atento as datas divulgadas.
Desejo a todos um bom semestre.
Pessoal
Segue o link do Youtube para assistir ao filme "Tempos Modernos", citado na aula 1. Minha sugestão é assistirem o para uma reflexão a partir da crítica que o Chaplin faz ao modelo Industrial Capitalista, de sua época...a força da técnica e das máquinas, como forma de domínio...
Para quem gosta, é um clássico. Bom filme!
Olá, pessoal
Segue um texto sobre o autor mencionado na Aula 5 que é de fácil leitura, e trata do tema sob a ótica da Psicologia.
Apesar das pesquisas realizadas tivessem o foco na aprendizagem infantil, hoje sabemos que este processo se repete diariamente e nos acompanha pela vida toda. É desta maneira que aprendemos, desde as coisas mais simples até a resolução de problemas complexos.
É interessante até para quem tem ou pretende ter filhos mais tarde...
Boa leitura!
Olá a todos
Segue um link com vídeos de alguns experimentos de Piaget, para ver na prática como funciona o processo de desenvolvimento da inteligência.
Recomendo que vejam, em especial, o experimento com as moedas que começa no 0.59 e não é demorado. É muito interessante para compreendermos a evolução do pensamento lógico e da própria inteligência. Mesmo com a narração em Inglês é fácil compreender...
Divirtam-se!
Olá, turma.
Segue o PDF do livro do Castells que utilizei como suporte para nossa disciplina e uma boa parte dos meus estudos de mestrado e doutorado.
Quem tem interesse pelo tema vai gostar, com certeza.
No livro a discussão sobre os impactos das transformações impulsionadas pela evolução das tecnologias é mais densa e mais aprofundada,
Boa leitura!
Atividade individual 1
(Entregar a resposta em formato word por e-mail) martalimarego@yahoo.com.br
Questão única
O processo de transformação do modelo de sociedade industrial capitalista para o modelo de sociedade do Informacionismo, segundo Castells (2001), produziu impactos em diferentes esferas como: a cultura, a política e a economia. Castells também apresenta uma proposição de que a rede estaria organizada em 4 camadas distintas e com propósios diferentes.
Por outro lado, no capítulo 1 de seu livro “Cibercultura”, Pièrre Levy apresenta uma proposição diferente de Castells, quando à questão do “impacto” das tecnologias na sociedade, porém, apresenta ideias convergentes, no que diz respeito às mudanças causadas pela tecnologia, nas diferentes esferas da vida do indivíduo e do funcionamento da sociedade como um todo.
A partir dos textos das aulas, especialmente nas aulas que tratam da proposição de Castells e no capítulo 1 do livro Cibercultura, escreva um texto que tenha entre 2 e 3 páginas, abordando os seguintes pontos:
Dicas importantes para a realização da sua actividade:
O seu texto não deve ser um texto meramente opinativo, é preciso demonstrar o domínio dos conceitos apresentados nas aulas, bem como uma reflexão que estabeleça um diálogo entre o conteúdo das aulas e o texto escolhido por você para ser a base de sua produção textual.
Indique, obrigatoriamente, ao final de seu texto a fonte de texto escolhido para dialogar com as aulas: título, autor, ano, obra, ou o link completo da internet no qual ele foi encontrado, revista, evento de referencia (conferência, seminário, etc.).
Salve o arquivo com o seu NOME e TURMA ex: MEU NOME A1 TURMA x
Envie a sua atividade por e-mail: martalimarego@yahoo.com.br