Conheça o professor responsável por esta disciplina.
Olá Estudante!
Seja bem-vindo(a) à disciplina "A formação humana com mediação tecnológica: dialogando com Lévy e Castells"!
Nesta primeira aula, vamos conhecer os principais aspectos do curso e discutir estratégias para que você aproveite ao máximo os estudos mediados por tecnologia.
Objetivos da Disciplina
Ao longo deste curso, exploraremos os impactos da sociedade do conhecimento e da aprendizagem em rede na formação humana. Aprofundaremos o pensamento de Pierre Lévy, analisando conceitos como cibercultura, ciberespaço e inteligência coletiva, diferenciando as relações entre o real e o virtual. Também estudaremos as contribuições de Manuel Castells, refletindo sobre a sociedade em rede, a galáxia da Internet e o poder da identidade no mundo digital. Além disso, discutiremos as dinâmicas entre a cultura tecnomeritocrática e a cultura hacker, avaliando suas implicações para a construção do conhecimento e da inovação.
Cronograma da Disciplina
Avaliação da Disciplina
Agora que já conhecemos a estrutura da disciplina, é fundamental que vocês compreendam como serão avaliados ao longo do curso. Nossa avaliação será composta por trabalhos escritos e uma autoavaliação, totalizando 10 pontos.
📌 Distribuição da Nota:
✅ Trabalhos escritos – 9,0 pontos
● Série de exercícios (4,0 pontos): Ao longo das aulas, vocês realizarão atividades que ajudarão a fixar os conteúdos estudados. Esses exercícios serão distribuídos ao longo do curso e somarão 4,0 pontos.
● Fóruns (2,0 pontos): Haverá alguns fóruns pontuados ao longo da disciplina. Fiquem atentos aos fóruns obrigatórios. Serão quatro fóruns pontuados, cada um valendo 0,5 ponto.
● Trabalho final (3,0 pontos): No final da disciplina, haverá um trabalho mais elaborado, onde vocês poderão demonstrar o que aprenderam de forma mais aprofundada.
✅ Autoavaliação – 1,0 ponto
Além dos trabalhos escritos, haverá um momento de reflexão sobre seu próprio processo de aprendizagem. Essa atividade valerá até 1,0 ponto e permitirá que vocês avaliem sua participação e desempenho ao longo do curso.
🚨 Prazos e Importante Aviso!
Em cada aula haverá questões a serem respondidas relativas ao conteúdo de cada unidade. Cada questão valerá 0,2 e haverá 20 questões ao longo de toda a disciplina, perfazendo assim 4,0 pontos. Haverá prazo específico para a realização das questões em cada disciplina. Fique atento ao prazo em cada unidade, sempre divulgado no enunciado das questões nas unidades. Não perca os prazos!
O trabalho final deverá ser realizado e postado no ambiente da disciplina até o dia 30/06. Não haverá prorrogação do prazo, então é essencial que vocês se organizem para evitar imprevistos.
📌 Aferição da frequência
Será computada a sua frequência às aulas síncronas, a participação nos fóruns e a presença no ambiente virtual de aprendizagem.
Mas atenção, o mais valioso é a participação nas atividades quando elas acontecem.
🚨 As aulas virtuais
As aulas virtuais são dez e cada uma é composta da Introdução, ou apresentação do tema; do Desenvolvimento da aula, onde é trazida a maior parte do conteúdo; e da terceira parte que é Encerrando a nossa aula.
Você terá links que permitirão o acesso a vídeos, filmes e textos, além de várias ilustrações. Todo esse material objetiva tornar o conteúdo mais leve e a sua aprendizagem mais significativa e divertida.
Ela corresponderá a 75 horas de atividades docentes e discentes, valendo para você 03 créditos. Foi preparada com carinho pelo professor do Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologias (IFHT / UERJ).
A Educação mudou muito com a inclusão das Tecnologias de Informação e Comunicação, abrindo a possibilidade de que não seja mais necessário estudar presencialmente, em uma sala de aula física, o tempo todo.
Mas o assunto é polêmico...
Vamos apresentar, logo de início, algumas questões que vêm alimentando os acalorados debates sobre o tema.
Esperamos que você consiga respondê-las, formando opinião sobre a Educação a Distância (EAD) de maneira fundamentada pelos estudos que desenvolverá durante o semestre.
As aulas síncronas são realizadas em tempo real, no horário das aulas (terça-feira, de 09h às 10h 30min), na sala virtual cujo link está disponibilizado em cada uma das aulas.
Horário das aulas síncronas – terça-feira (9h às 10h30)
As aulas virtuais (ou assíncronas) são realizadas no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) do IFHT.
📢 Dúvidas? Vamos conversar!
Se surgir qualquer dúvida sobre as atividades, prazos ou critérios de avaliação, não hesitem em perguntar! O fórum da disciplina está aberto para que possamos trocar ideias e esclarecer qualquer questão.
Fique à vontade para explorar o conteúdo e tirar suas dúvidas. Bons estudos!
Conto com vocês para um semestre produtivo e participativo! Vamos juntos? 🚀
Clique no Link abaixo para acessar a sala de aula virtual para a aula inaugural da disciplina no dia 13/03, das 9h às 10h30. Espero vocês!
🚀 Como estudar em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)?
A Educação à distância (EaD) é uma modalidade de ensino diferente da educação presencial. Portanto, requer estratégias de estudo também diferentes por parte dos alunos. O estudo com mediação tecnológica exige autonomia e disciplina. Para um melhor aproveitamento da disciplina, siga algumas orientações. Vamos juntos aprender algumas dicas para potencializar sua aprendizagem? 🚀
🕒 Organize sua rotina de estudos
✅ Estabeleça horários regulares para acessar o ambiente virtual.
✅ Consulte o cronograma e os prazos das atividades.
💬 Interaja com os materiais e participe das discussões
📖 Leia os textos e assista aos vídeos com atenção, anotando reflexões e dúvidas. 💻 Participe dos fóruns e interaja com os colegas, trocando ideias sobre os temas estudados.
🔗 Relacione teoria e prática
📌 Procure conectar os conceitos de Lévy e Castells com sua experiência cotidiana no ambiente digital.
🔍 Reflita sobre como a sociedade em rede influencia sua própria formação e aprendizado.
📩 Mantenha contato com o professor/tutor
✉️ Sempre que necessário, envie suas dúvidas pelos canais de comunicação disponíveis no AVA.
📢 Fique atento(a) aos avisos e materiais complementares postados na plataforma.
🎯 Evite distrações e mantenha o foco
📍
Escolha um local tranquilo para estudar.
🔕 Desative notificações de redes sociais para melhorar a
concentração
🌟 Algumas sugestões que podem tornar a sua participação na disciplina mais fácil e agradável:
📝 Sobre a autoria e o plágio:
📌 Sempre cite o autor e a fonte ao utilizar ideias de outras pessoas.
⚠️ O plágio é uma transgressão das regras de propriedade intelectual e pode ter consequências graves.
📢 Sobre a comunicação e interação:
💡 Tenha a mente aberta para novas experiências
educativas.
✍️ Comunique-se por meio da escrita e desenvolva sua capacidade de expressão.
⏳ Seja automotivado e autodisciplinado para manter o ritmo dos estudos.
🧠 Pratique o pensamento crítico e a tomada de decisão.
💬 Sobre a participação nos debates:
🤔 Pense antes de responder para garantir uma contribuição significativa.
🏫 Acredite que a aprendizagem de alta qualidade pode acontecer fora da sala de aula tradicional.
🌐 Netiqueta: Regras para uma boa convivência no AVA
🖋️ Sobre a formatação da escrita:
🔠 Utilize maiúsculas e minúsculas corretamente (escrever só em maiúsculas significa gritar na internet!).
🔎 Para destacar palavras, prefira negrito ou sublinhado em vez de maiúsculas. 😀 Use emoticons com moderação para não poluir a mensagem.
🎨 Se usar cores, escolha tons suaves para facilitar a leitura.
✍️ Sobre a escrita:
📝 Prefira frases curtas e objetivas.
🔄 Releia seus textos para corrigir erros e ajustar o tom.
📌 Utilize tópicos para organizar melhor textos longos.
🤝 Sobre as atitudes em um ambiente colaborativo:
👀 Leia atentamente as discussões para evitar repetições desnecessárias.
📢 Sempre indique a quem você está respondendo. ⏳ Tenha paciência ao aguardar respostas.
🗣️ Evite gírias ou expressões regionais que possam ser mal interpretadas.
⚠️ Em caso de desentendimento, evite discussões públicas e resolva a questão diretamente.
Leia o material Êxito: guia para otimização da rotina de estudos a distância, elaborado pelas professoras Maria das Graças da Silva Costa Coelho e Roberta Pereira Matos no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal Norte de Minas Gerais -IFNMG
🎥
Assista ao vídeo a seguir e reflita sobre como estudar em uma disciplina
EaD:
📌 Encerrando a nossa primeira aula...
📅 Não deixe o conteúdo acumular para a última hora. Isso pode gerar ansiedade e cansaço.
📚 Respeite a programação proposta, estudando no seu ritmo, mas com disciplina.
🎯 A chave do sucesso na EaD é "aprender a aprender" de forma autônoma e criativa.
🙌 Conto com vocês para um semestre produtivo e participativo! Vamos juntos? 🚀
🎵 Finalizamos com um vídeo que sintetiza alguns pontos importantes sobre EaD. A trilha sonora é uma música do Gilberto Gil – Banda Larga Cordel. Aproveitem e bom curso para todos nós! 🎓✨
📌 Introdução - Quem é Pierre Lévy
Olá Pessoal!
Vamos começar a aula falando um pouco da biografia de Pierre Lévy. Conhecer a história da vida de um teórico nos ajuda a compreender melhor o contexto histórico, social e político em que suas ideias foram construídas.
📅 Origens e Formação
Pierre Lévy nasceu na Tunísia, país do norte da África, em 2 de julho de 1956, no seio de uma família de judeus. Nesta época, sua terra natal era colônia da França. Não se sabe praticamente nada sobre sua existência até 1980, quando ele terminou seu Mestrado em História da Ciência, na Universidade de Sorbonne, em Paris, a não ser que se graduou em História.
🎓 Influências e Primeiras Pesquisas
Sua vocação para a pesquisa lhe foi revelada durante um curso com o filósofo francês Michel Serres, na Sorbonne. Três anos após a conclusão do mestrado, Pierre defendeu a tese em Sociologia e Ciências da Informação e da Comunicação, igualmente na capital francesa, discorrendo sobre a ideia da liberdade na Antiguidade.
💡 Estudos sobre Cibernética e Inteligência Artificial
As pesquisas de Lévy se concentraram especialmente na área da cibernética e da inteligência artificial. Nos anos 80, ele passou a lecionar na Universidade de Quebec, em Montreal, no Canadá. Suas aulas giravam em torno da função dos computadores no mecanismo da comunicação.
🏛️ Atuação Acadêmica e Pesquisa
Nesta mesma instituição, ele cuidou da gestão do departamento de comunicação do campus, de 1987 a 1989. Ao retornar à França, o filósofo da informação, que se especializou em investigar as relações entre a Internet e a esfera social, ocupou o cargo de professor de Ciências Educacionais na Universidade de Paris-Nanterre, aí permanecendo de 1990 a 1992.
🔬 Criação do Laboratório Neurope e Produção Intelectual
Instituiu em Genebra, na Suíça, um instituto conhecido como Laboratório Neurope, onde atua como pesquisador. Lançou em 1987 seu primeiro livro, A Máquina Universo - criação, cognição e cultura informática.
📚 Principais Obras e Contribuições
Lévy se tornou particularmente famoso em 1994, quando difundiu sua tese sobre a árvore de conhecimento, um mecanismo criado junto com Michel Authier. Este sistema é composto por um software de cartografia e pelo intercâmbio de conhecimentos entre comunidades, gerando uma ampla enciclopédia virtual em constante transformação.
🌍 Reconhecimento Internacional
A teoria foi exposta na obra A Árvore do Conhecimento, lançada em 1992. Antes disso, porém, ele publicou seu livro mais popular no Brasil, As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática, de 1990.
🎯 Atuação Atual
A partir de 1993, passou a atuar como professor no Departamento de Hipermídia da Universidade de Paris-8, em St-Denis. Em 2002, assumiu a titularidade da cadeira de pesquisa em inteligência coletiva na Universidade de Ottawa, no Canadá, tornando-se integrante da Academia Canadense de Ciências e Humanidades.
📌 Fonte
http://www.infoescola.com/biografias/pierre-levy/
📌 Desenvolvimento: A polêmica questão do real X virtual
📢 A oposição equivocada entre real e virtual
Pierre Lévy se opõe à atribuição do significado de "virtual" como
sinônimo de algo que não existe ou que é ilusório. Segundo ele, essa
ideia é equivocada, pois o virtual não significa ausência de existência,
mas sim algo que está em potencial.
📖 O conceito filosófico de virtualidade
“Consideremos, para começar, a oposição fácil e enganosa entre real e
virtual. No uso corrente, a palavra virtual é empregada com frequência
para significar a pura e simples ausência de existência, a ‘realidade’
supondo uma efetuação material, uma presença tangível. O real seria da
ordem do ‘tenho’, enquanto o virtual seria da ordem do ‘terás’, ou da
ilusão.” (Lévy, 1996, p.15).
🔍 A origem do termo "virtual"
“A palavra virtual vem do latim medieval virtualis, derivado por sua vez de virtus,
força, potência. Na filosofia escolástica, é virtual o que existe em
potência e não em ato. O virtual tende a atualizar-se, sem ter passado,
no entanto, à concretização efetiva ou formal. A árvore está
virtualmente na semente.” (Lévy, 1996, p.16).
💡 Os múltiplos significados do virtual
O autor discute as diversas interpretações da palavra “virtual”, que vão
desde o sentido comum (falso, irreal, ilusório, imaginário) até o
conceito de mundo virtual na esfera tecnológica, relacionado à interação
com modelos computacionais.
🌐 Mundos virtuais e inteligência coletiva
“Um mundo virtual, no sentido amplo, é um universo de possíveis,
calculáveis a partir de um modelo digital. Ao interagir com o mundo
virtual, os usuários o exploram e o atualizam simultaneamente. Quando as
interações podem enriquecer ou modificar o modelo, o mundo virtual
torna-se um vetor de inteligência e criação coletivas. Computadores e
redes de computadores surgem, então, como a infraestrutura física do
novo universo informacional da virtualidade. Quanto mais se disseminam,
quanto maior sua potência de cálculo, capacidade de memória e de
transmissão, mais os mundos virtuais irão multiplicar-se em quantidade e
desenvolver-se em variedade.” (Lévy,1999, p.75).
📌 As principais virtualizações segundo Lévy
🧠 As três virtualizações essenciais na história da humanidade
Segundo Pierre Lévy, há três processos fundamentais de virtualização que moldaram a sociedade:
🎬 A ficção científica e a ideia de um “mundo virtual”
A ficção científica tem explorado amplamente o conceito de mundos
virtuais paralelos ao real. Um dos exemplos mais marcantes é a trilogia Matrix, que se tornou um fenômeno cultural.
📖 Sinopse de Matrix (1999)
No futuro próximo, Neo (Keanu Reeves), um programador de sistemas, tem
pesadelos recorrentes em que é perseguido por agentes sinistros de uma
organização secreta. Ele descobre que sua realidade é uma simulação
controlada por máquinas que usam os corpos humanos como fonte de
energia, enquanto suas mentes vivem em uma ilusão virtual. Neo se une a
um grupo rebelde liderado por Morpheus (Laurence Fishburne) e Trinity
(Carrie-Anne Moss) para desafiar o sistema e libertar a humanidade. O
filme se destaca pelos efeitos especiais inovadores e cenas de luta
coreografadas.
📚 Referência filosófica em Matrix
A importância de Matrix é tão grande que a filósofa Marilena Chauí o utilizou como referência em Convite à Filosofia (2000). Ela destaca a cena em que Neo encontra o oráculo, que lhe apresenta a frase em latim Nosce te ipsum (Conhece-te a ti mesmo). O oráculo explica que somente Neo pode descobrir se é ou não o escolhido, pois a resposta está no autoconhecimento.
🎞️ O impacto cultural de Matrix
O sucesso da franquia levou ao lançamento de um novo filme, Matrix Resurrections, em dezembro de 2021, dando continuidade à jornada de Neo na busca pela libertação das mentes aprisionadas pelas máquinas.
📌 O que é ciberespaço?
🌍 A origem do termo
O conceito de ciberespaço foi criado pelo escritor William Gibson em sua obra Neuromancer (1984). No prefácio à edição brasileira, o tradutor Alex Antunes define o termo como:
“[...] uma representação física e multidimensional do universo abstrato da 'informação'. Um lugar para onde se vai com a mente, catapultada pela tecnologia, enquanto o corpo fica para trás.” (Gibson, 2003, p. 5-6).
No próprio texto da obra, Gibson descreve o ciberespaço como:
“Uma alucinação consensual vivida diariamente por bilhões de operadores autorizados [...]. Uma representação gráfica de dados abstraídos dos bancos de dados de todos os computadores do sistema humano.” (Gibson, 2003, p. 67).
🖥️ O ciberespaço para Pierre Lévy
Pierre Lévy considera o ciberespaço um conceito fundamental e o define da seguinte forma:
🔎 Os princípios do ciberespaço segundo Lévy (1999, p.127-132)
1️⃣ Interconexão generalizada – O crescimento do ciberespaço se dá por meio da interligação universal, conectando pessoas e comunidades, possibilitando a troca de mensagens e informações sem barreiras físicas.
2️⃣ Criação de comunidades virtuais – As comunidades virtuais permitem a formação de laços sociais baseados em interesses comuns, colaboração e aprendizado cooperativo, sem depender de territórios, instituições ou relações de poder.
3️⃣ Inteligência coletiva – A informação e o conhecimento são distribuídos por toda parte e coordenados em tempo real, permitindo o uso eficaz das competências individuais em um ambiente colaborativo.
📌 Encerrando a Nossa Aula - Aprofundando o Conceito de Ciberespaço
🎓 Hoje exploramos o conceito de ciberespaço, fundamental para compreender a obra de Pierre Lévy.
📽️ Para reforçar os principais pontos discutidos, sugerimos um vídeo do professor Paolo Totaro, especialista no tema.
📖 Sobre o professor Paolo Totaro:
🔹 Doutor em Ciências Sociais pela UNISINOS/RS.
🔹 Pós-doutor pela UNISALENTO (Itália), com financiamento da Capes.
🔹 Professor Adjunto e membro do Programa de Pós-graduação em Sociologia no ICS/UFAL.
🔹 Atua nas áreas de estudos críticos sobre algoritmos, cultura do consumidor, epistemologia e metodologia quantitativa das ciências sociais.
📌 Assista ao vídeo e aprofunde seus conhecimentos! 🎥
📚 Esperamos que tenha gostado da aula! Até a próxima! 🚀
📌 Introdução
👋 Olá, querido aluno!
Hoje vamos explorar um conceito fundamental da teoria de Pierre Lévy: a cibercultura. Para iniciar, assistiremos a um vídeo em que o próprio Lévy comenta sobre o impacto do dilúvio de informações no mundo atual.
📖 Em sua participação no Programa Roda Viva (2001), Lévy faz uma analogia com a Arca de Noé, explicando que, diferentemente do passado, hoje é impossível resumir o todo, pois a informação tornou-se infinita.
📽️ Assista à entrevista no vídeo a seguir:
🚀 Vamos começar nossa aula!
📌 Desenvolvimento da Aula - Desdobrando o Conceito de Cibercultura
Agora, vamos aprofundar o conceito de cibercultura, explorando seus aspectos essenciais para melhor compreendê-lo.
Etimologicamente, o termo é formado pela junção de:
🔹 "Ciber" (de cibernética) + "Cultura" (conjunto de ideias, conhecimentos, técnicas e padrões de comportamento de uma sociedade).
📢 Pierre Lévy (1999) destaca que a cibercultura surgiu a partir de um movimento internacional de jovens interessados em experimentar novas formas de comunicação, diferentes das mídias tradicionais. Ele aponta que o ciberespaço representa um novo território de comunicação, cabendo à sociedade explorar seu potencial econômico, político, cultural e humano.
O pesquisador André Lemos (UFBA) é uma referência no estudo da cibercultura no Brasil. Para compreender melhor suas ideias, assista ao trecho do debate "O que é Cibercultura", realizado no evento "Educar na Cultura Digital" (São Paulo, 2010).
📽️ Assista ao vídeo:
🚀 Vamos seguir aprofundando nosso estudo!
📌 Encerrando a Nossa Aula - Aprofundando o Tema com um Texto de André Lemos
Para finalizar nossa aula, vamos nos aprofundar ainda mais na cibercultura por meio da leitura de um ensaio de André Lemos, publicado em 2003.
📖 Sobre o texto:
🔹 Faz parte de um livro organizado pelo autor.
🔹 Está listado nas Referências Bibliográficas da aula.
🔹 É dividido em tópicos, facilitando a leitura ao longo da semana.
❓ Dúvidas? Você pode consultar o professor ou o tutor.
📚 Boa leitura e até a próxima aula! 🚀
📌 Acesse o ensaio aqui:
📌 Aviso Importante
Olá pessoal! No dia 09/05, das 9h às 11h30, temos um encontro presencial no IFHT - UERJ. Nesta data, iremos realizar discussões e atividades relacionadas aos tópicos estudados nas Unidades 1 a 4. Espero vocês lá!
✅ Discussões sobre os tópicos estudados
✅ Atividades interativas
✅ Revisão das Unidades 1 a 4
📢 Não faltem! Espero vocês lá! 🚀
👋 Introdução
Olá,
Bem-vindo à nossa quinta aula: Tecnologias da inteligência e economia da informação. Trata-se de conceitos importantes na obra de Pierre Lévy, um dos autores que estudamos nesse semestre.
📚 Sobre a obra de Pierre Lévy
O termo “tecnologias da inteligência” dá título a uma obra do autor, publicada em português em 1992 (inicialmente em Portugal e depois no Brasil).
Recomendo a leitura do livro, disponibilizado a seguir.
🎥 Abertura da aula
Abrimos o nosso encontro virtual de hoje com um vídeo sobre o tema, uma entrevista com Pierre Lévy:
🧠 Desenvolvimento da aula - Alguns conceitos importantes
🔹 O conceito de tecnologias da inteligência
Para Lévy, as diferentes tecnologias da inteligência têm se sucedido na História da Humanidade, e a cada uma correspondem mudanças profundas na vida cotidiana e na subjetividade humana.
📌 Características das tecnologias da inteligência
💡 Visão de Lévy
Lévy, com seu proverbial otimismo, postula a apropriação da técnica e das tecnologias de forma emancipatória para o homem, com o compartilhamento do conhecimento de maneira solidária e generosa entre os seres humanos.
🔹 A inteligência coletiva
Segundo Lévy, a inteligência coletiva é caracterizada por uma nova forma de pensamento sustentável através de conexões sociais que se tornam viáveis pela utilização das redes abertas de computação da internet.
📌 Características da inteligência coletiva
🔎 Tipos de inteligência coletiva (segundo Lévy)
🔹 Economia da informação
Segundo o autor, no mundo atual as ideias são o capital mais importante, e só podem ser adquiridas quando as pessoas pensam em conjunto.
📌 Três capitais necessários
💡 O papel do capital intelectual
🌍 Perspectiva de Lévy sobre o futuro
🎬 Encerrando a nossa aula
Vamos encerrar a aula com um vídeo em que Pierre Lévy fala sobre inteligência coletiva.
📹 Palestra recomendada
“Diálogos sobre Inteligência Coletiva” (Pierre Lévy, 2014, SENAC-SP).
📚 Referências Bibliográficas
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Ed 34, 1993.
Fonte complementar:
🔗 Webinsider - A inteligência coletiva segundo Pierre Lévy
🌌 A máquina universo: conexões planetárias
🚀 Introdução da aula
Olá,
Bem-vindo à nossa sexta aula - A máquina universo: conexões planetárias ✨, a última que traz como tema Pierre Lévy e tem como título a primeira obra do autor (1998), citada nas Referências Bibliográficas.
📌 No livro, Lévy aborda as implicações culturais da informatização e suas raízes na história do Ocidente.
💡 Levanta questões pertinentes ao movimento sócio-tecno-cultural em que a sociedade está inserida, já que culturas nacionais fundem-se a uma cultura globalizada e cibernética, envoltas no ciberespaço e orientadas por três princípios:
✅ interconexão
✅ comunidades virtuais
✅ inteligência coletiva
Lévy afirma:
🖥️ "Computadores controlam o tráfego aéreo, as redes ferroviárias, os voos espaciais, pilotam uma multidão de máquinas variadas. Controlam a distribuição da eletricidade, do calor, da água, comandam o funcionamento dos robôs, das máquinas-ferramentas e das linhas de produção. Programas organizam o trânsito urbano e regem as comutações das redes telefônicas. Desde a vigilância interna dos prédios até a condução do funcionamento das centrais nucleares, por toda a parte os computadores coordenam, harmonizam, guiam, regulam e administram as redes, os processos e complexos técnicos sobre os quais o tecnocosmo se apoia. O acesso direto às coisas se afasta em mais um grau."
(LÉVY, 1998, p.17)
💡 Desenvolvimento da aula - Alguns conceitos importantes
🔧 A Máquina Universo
Perguntado em uma entrevista por que chama o computador de "máquina universo", assim respondeu Pierre Lévy:
🌐 "Porque ele materializa um sonho matemático de criar uma máquina capaz de calcular tudo. Havia na França, no fim da década de 1970, um sistema chamado Minitel, uma espécie de internet desenvolvida pela companhia de telecomunicações e mantida pelo Estado com propósitos estratégicos. Naquela época, eu li pela primeira vez textos e livros que falavam da possibilidade de integrar os computadores numa rede e logo compreendi que aquela seria uma grande revolução."
🧠 A informática como tecnologia da inteligência
📌 No livro LÉVY (1998, p. 15) diz que informática deve ser analisada como tecnologia intelectual, assim como a escrita, pois contribui para determinar o modo de percepção e cognição pelo qual conhecemos os objetos e o mundo.
💡 Quanto ao fato de não ser acessível a todos, argumenta que uma tecnologia intelectual não precisa ser necessariamente utilizada pela maioria para ser considerada dominante. No início do século XIX a maioria dos franceses não sabia ler, mas mesmo assim a escrita era considerada a tecnologia intelectual da época. A imprensa possibilitou o livre exame dos textos, livrou as mentes da memorização decorrente da transmissão oral e liberou o caminho para a observação da natureza.
📚 "A mediação digital remodela certas atividades cognitivas fundamentais que envolvem a linguagem, a sensibilidade, o conhecimento e a imaginação intelectiva. A escrita, a leitura, a escuta, o jogo e a composição musical, a visão e a elaboração das imagens, a concepção, a perícia, o ensino e a aprendizagem, reestruturados por dispositivos técnicos inéditos, estão ingressando em novas configurações sociais."
(LÉVY, 1998, p.17)
🔄 "A informática (...) Ao redefinir a maioria das atividades cognitivas, modifica nossa apreensão no mundo, instituindo uma nova era antropológica, assim como a escrita instaura a história" levando a uma cultura universal, "(...) estamos entrando na era pós-histórica. Uma forma cultural inédita está emergindo da indefinida reversão de um tipo novo de comunicação e processamento simbólico."
(LÉVY, 1998. p. 35 e 37)
🌍 A conexão planetária
📌 Trata-se de outra obra do autor (2001), que faz uma síntese do desenvolvimento da humanidade, combinando conceitos alicerçados na filosofia budista, na internet, nas teorias econômicas e na ciência médica.
Ele inicia com um Manifesto dos Planetários, partindo do entendimento de que, na atualidade, os indivíduos em sua grande maioria, independente da nacionalidade que possuam, compartilham dos mesmos gostos, experiências e modos de vida.
💡 Para Lévy ser planetário é:
✅ Ser consumidor do mundo, das novas tecnologias
✅ Estar atualizado com as novas tecnologias
✅ Ter fome de conhecimento
✅ Ser indivíduo que busca compreender a necessidade das autonomias individuais, interligadas às participações comunitárias e à consciência de pertencer à espécie humana
💫 "O verdadeiro destino do homem é ser um planetário, participando ativamente da inteligência coletiva de sua espécie."
(LEVY, 2001)
📌 A essência do processo de planetarização vem com o crescimento das redes de transportes e comunicação, que implica numa aproximação cada vez mais das pessoas, onde se limitam as fronteiras e os espaços interligam-se.
🎬 Assista ao vídeo a seguir em que Pierre Lévy fala sobre o processo de criação através dos computadores 💻✨
📡 A SOCIEDADE EM REDE E SEUS PRINCÍPIOS
🎯 OBJETIVO DA AULA
Compreender como a lógica das redes reconfigurou:
A economia,
As relações sociais,
E o exercício do poder no século XXI.
🌐 Introdução – Quem é Manuel Castells?
📌 PERFIL ACADÊMICO
Manuel Castells Oliván nasceu em Hellín (Albacete), em 9 de fevereiro de 1942. É um dos principais pensadores da influência da Tecnologia da Informação na sociedade. Atualmente é:
Professor da Universidade Aberta da Catalunha, em Barcelona;
Professor emérito de Sociologia e Planejamento Urbano na Universidade de Berkeley, Califórnia;
Titular da Escola de Comunicação Annenberg, da Universidade do Sul da Califórnia;
Professor ilustre do MIT.
📚 TRAJETÓRIA INTELECTUAL
🔹 Década de 1970: Estudou a influência de conflitos sociais na paisagem urbana.
🔹 Década de 1980: Passou a se dedicar ao papel das novas tecnologias de informação e comunicação nas transformações econômicas, políticas e sociais do mundo.
📖 OBRA PRINCIPAL
A trilogia Sociedade em Rede – A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura é um marco nessa área. A série inclui:
A Sociedade em Rede
O Poder da Identidade
Fim de Milênio
Esses livros descrevem o desenvolvimento tecnológico desde os anos 1970 e como ele transformou a sociedade a partir dos anos 1990.
💡 TEORIA: "A CULTURA DA VIRTUALIDADE REAL"
Segundo Castells:
"Culturas são processos de comunicação. A separação entre 'realidade' e 'representação simbólica' diminui continuamente, fazendo com que as relações humanas se desenvolvam cada vez mais em ambientes virtuais."
🔍 QUER SABER MAIS?
Acesse o site oficial de Castells:
🌐 http://www.manuelcastells.info/en/
🔍 CONHEÇA MANUEL CASTELLS
Assista ao vídeo a seguir
1️⃣ DEFINIÇÃO DA SOCIEDADE EM REDE
🔍 O Que é uma "Sociedade em Rede"?
Manuel Castells define a Sociedade em Rede como uma nova estrutura social em que as relações de poder, produção e experiência são organizadas em redes digitais, substituindo as hierarquias tradicionais (Estado, empresas verticalizadas, meios de comunicação centralizados).
📊 Transformação Histórica:
Era Industrial 🏭 | Era da Informação 💻 |
---|---|
Economia baseada em fábricas e produção material. | Economia baseada em dados, conhecimento e redes. |
Comunicação lenta (jornal, rádio, TV). | Comunicação instantânea (internet, redes sociais). |
Poder centralizado (governos, grandes corporações). | Poder distribuído (redes descentralizadas, como blockchain). |
💡 Características Principais:
✅ Globalização em Tempo Real (ex.: transações financeiras globais em segundos).
✅ Descentralização do Poder (ex.: criptomoedas desafiam bancos tradicionais).
✅ Cultura da Virtualidade Real (ex.: identidades digitais influenciam relações sociais).
❓ Pergunta para Reflexão:
"Se o poder está nas redes, quem controla essas redes hoje?"
🧠 2️⃣ OS TRÊS PILARES DA SOCIEDADE EM REDE
A chamada Sociedade em Rede é um conceito desenvolvido pelo sociólogo espanhol Manuel Castells para descrever as profundas transformações sociais, econômicas e culturais provocadas pelo avanço das tecnologias digitais a partir do final do século XX. Para entender essa nova configuração social, precisamos analisar três pilares interdependentes que estruturam essa sociedade.
📱 1. A Revolução Tecnológica
A infraestrutura material e digital da sociedade em rede
A base dessa transformação é tecnológica. A ascensão da internet e das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) reconfigurou profundamente a maneira como vivemos, trabalhamos, consumimos e nos relacionamos.
🔍 Exemplos Concretos:
🤖 Inteligência Artificial: Ferramentas como o ChatGPT e os algoritmos de recomendação da Netflix e do YouTube moldam decisões, preferências e comportamentos.
🌐 Internet das Coisas (IoT): Casas inteligentes, relógios que monitoram a saúde, cidades conectadas e semáforos inteligentes mostram como objetos agora “conversam” entre si.
⚡ 5G e Hiperconectividade: Essa nova geração de internet permite velocidade ultra rápida, baixa latência e a conexão de milhões de dispositivos ao mesmo tempo.
📌 Caso de Estudo
Uber: A plataforma utiliza geolocalização, algoritmos e redes digitais para conectar motoristas e passageiros, desafiando modelos tradicionais de transporte. A empresa não possui carros próprios, mas se tornou uma das maiores do setor, evidenciando o poder das redes e da informação.
💼 2. A Economia Informacional Global
O Capitalismo em Rede
Neste novo modelo, a informação é o principal insumo da economia. A produção, o consumo e os lucros se baseiam em fluxos digitais que transcendem fronteiras físicas.
🧩 Componentes-chave:
💹 Mercados financeiros digitais: As bolsas de valores operam em alta velocidade; ativos como Bitcoin circulam globalmente sem regulação centralizada.
👩💻 Trabalho em Plataformas: Profissionais independentes trabalham remotamente para clientes do mundo todo. Exemplos incluem freelancers na Upwork, motoristas de aplicativo, entregadores por apps etc.
🧨 Desmaterialização da economia: Produtos e serviços são substituídos por bens digitais – como streaming de filmes, jogos em nuvem ou NFTs (arte digital com valor de mercado).
📉 Dado Estatístico
📊 Segundo o FMI, em 2023, cerca de 60% do PIB global estava direta ou indiretamente ligado à economia digital.
🧠 Reflexão:
Como as transformações econômicas afetam as relações de trabalho? Há maior liberdade ou precarização?
🎭 3. A Cultura da Virtualidade Real
As novas formas de viver, pensar e interagir no mundo digital
O terceiro pilar diz respeito à cultura e às novas formas de sociabilidade. Castells chama isso de “virtualidade real”: as relações digitais se tornam reais, moldando emoções, crenças, identidade e política.
🌐 Exemplos de Transformação:
📸 Redes sociais como espaços de identidade: Instagram, TikTok e outras redes não são apenas plataformas de entretenimento; são palcos onde indivíduos constroem suas imagens e narrativas pessoais.
👥 Comunidades Online: Grupos de WhatsApp, fóruns como Reddit e outras redes criam novas formas de pertencimento, conectando pessoas por afinidades, mesmo sem contato físico.
🧠 Fake News e Pós-Verdade: A circulação rápida de desinformação, aliada a algoritmos que reforçam crenças pré-existentes, tem impactado eleições, saúde pública e o debate democrático.
🧭 Pergunta para Reflexão:
Como distinguir realidade e manipulação num ambiente onde tudo parece “real”?
Os três pilares da sociedade em rede estão interligados:
Pilar | Descrição | Exemplos |
---|---|---|
📱 Revolução Tecnológica | Infraestrutura e ferramentas digitais | IoT, IA, 5G |
💼 Economia Informacional Global | Capitalismo em rede, novos modelos de trabalho | Criptoativos, apps, freelancers |
🎭 Cultura da Virtualidade Real | Sociabilidade digital, construção da identidade | Redes sociais, fake news |
✅ A sociedade em rede é mais do que um conjunto de ferramentas digitais – ela representa uma nova lógica de organização social baseada em conexões, fluxos de informação e novas formas de viver. Compreender seus pilares é essencial para interpretar o presente e construir o futuro.
3️⃣ IMPACTOS SOCIAIS DA SOCIEDADE EM REDE
Vivemos em uma sociedade cada vez mais conectada, onde as tecnologias digitais moldam relações econômicas, políticas, culturais e subjetivas. A seguir, exploramos os principais impactos sociais dessa nova configuração.
💼 No Mundo do Trabalho
A digitalização da economia e o avanço das plataformas modificaram profundamente a relação entre empregadores, trabalhadores e o próprio conceito de trabalho.
Novas Profissões
O surgimento de áreas como:
Criadores de conteúdo (YouTubers, TikTokers, streamers);
Analistas de dados;
Especialistas em marketing digital e em cibersegurança.
👉 Essas profissões refletem a transição para uma economia orientada por dados e visibilidade online.
Precarização do Trabalho
Plataformas como iFood, Rappi e Uber geram novas formas de ocupação, porém:
Não há garantias trabalhistas tradicionais;
O trabalhador é tratado como “parceiro”, e não empregado;
O algoritmo define rotinas, preços e produtividade.
📌 Reflexão: Liberdade ou vulnerabilidade? O trabalho sob demanda oferece flexibilidade, mas pode aumentar a insegurança econômica e social.
🏛️ Na Política
As redes digitais transformaram radicalmente o modo como a política é feita, comunicada e percebida.
Ativismo Digital
Exemplo de movimentos sociais globais:
Primavera Árabe (2011): articulação de protestos via redes sociais.
#BlackLivesMatter (EUA): mobilização contra o racismo e a violência policial.
👉 As redes tornam-se ferramentas de denúncia, organização e pressão social.
Desintermediação Política
Políticos utilizam diretamente as redes (ex.: Twitter/X) para se comunicar com eleitores, sem depender da mídia tradicional.
Isso pode democratizar o acesso, mas também gerar populismos digitais e desinformação.
📌 Exemplo prático: O ex-presidente Donald Trump usava o Twitter como sua principal ferramenta de governo e campanha.
🎨 Na Cultura
A cultura digital é marcada por uma profunda transformação na forma como expressamos identidades e produzimos significados coletivos.
Fragmentação de Identidades
Um mesmo indivíduo pode manter diferentes “eus” digitais: profissional (LinkedIn), pessoal (Instagram), humorístico (TikTok).
A identidade torna-se fluida, múltipla e adaptável a cada contexto de rede.
Memes como Forma de Discurso
Os memes tornaram-se linguagem simbólica poderosa:
Circulam rapidamente;
Transmitem críticas sociais e políticas com humor;
Criam narrativas alternativas à mídia tradicional.
📌 Exemplo: Memes políticos que viralizam durante eleições ou crises, moldando o debate público.
4️⃣ CRÍTICAS E DESAFIOS DA SOCIEDADE EM REDE
Apesar de suas promessas de conexão, acesso e inovação, a sociedade em rede apresenta sérios desafios éticos, sociais e políticos.
⚠️ Exclusão Digital
Mais de 3 bilhões de pessoas ainda estão fora da internet (ONU, 2023).
Existe uma clara desigualdade geográfica:
Países ricos têm infraestrutura avançada;
Regiões periféricas enfrentam acesso precário ou inexistente.
📌 Consequência: A exclusão digital aprofunda outras formas de exclusão social: educação, saúde, mercado de trabalho e participação política.
👁️ Vigilância e Controle
Big Techs como Google, Meta e Amazon coletam dados de usuários:
Geolocalização, preferências de consumo, contatos, hábitos de navegação.
Esses dados são monetizados por meio da publicidade direcionada e da venda de perfis comportamentais.
Governos também monitoram:
O caso da China é emblemático: o Sistema de Crédito Social utiliza dados digitais para classificar cidadãos e regular comportamentos.
📌 Discussão: Liberdade ou controle? Até que ponto estamos dispostos a abrir mão da privacidade?
📢 Desinformação
Fake News e conteúdos manipulados têm impactos reais:
Podem alterar decisões eleitorais (EUA 2016, Brasil 2018);
Afetam a saúde pública (ex.: campanhas antivacina);
Espalham preconceitos e discursos de ódio.
Tecnologias como Deepfake dificultam a distinção entre o verdadeiro e o falso, gerando uma crise de confiança na informação.
📌 Conceito central: Pós-verdade – quando fatos objetivos têm menos influência sobre a opinião pública do que emoções e crenças pessoais.
Leia o artigo "A Sociedade em Rede e a Cibercultura: dialogando com o pensamento de Manuel Castells e de Pierre Lévy na era das novas tecnologias de comunicação "
📌 EXERCÍCIO PRÁTICO
Escolha uma fake news famosa (ex: "kit gay", "vacina causa autismo", etc.) e:
Investigue sua origem;
Analise os canais de circulação;
Identifique os efeitos sociais e políticos causados;
Proponha estratégias de combate à desinformação.